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Mitsui Seguros recebe aporte de R$ 340 milhões

Fonte: Valor Econômico

Por Thais Folego | De São Paulo
 
             Kinoshita e Hara apostam no crescimento de longo prazo do mercado de seguros.

A seguradora japonesa Mitsui Sumitomo aportou R$ 340 milhões em sua operação no Brasil para expandir os negócios no país. Com a injeção de capital, o patrimônio da seguradora mais do que dobra, de R$ 281 milhões para R$ 621 milhões. "O mercado brasileiro é muito competitivo. Precisamos de mais capital para crescer e atingir a rentabilidade esperada", diz Keiich Hara, diretor-presidente da Mitsui no Brasil.

A Mitsui faz parte do grupo MS&AD - resultado da fusão de quatro seguradoras no Japão -, que faturou US$ 34 bilhões no ano passado. Entre os maiores grupos seguradores do Japão, aqui, no entanto, tem uma operação pequena: apresentou faturamento de R$ 347 milhões e prejuízo de R$ 18 milhões no ano passado. Segundo Helio Kinoshita, vice-presidente da Mitsui no Brasil, os planos são que a seguradora apresente lucro a partir do ano que vem e atinja uma faturamento em prêmios de seguros de R$ 800 milhões em 2017.

A injeção de capital na operação brasileira faz parte do planejamento estratégico de quatro anos, que pretende aumentar a participação da operação internacional no resultado do grupo, que foi de US$ 930 milhões em 2013. Hoje, essa fatia é de 16% e o plano é que ela chegue a 40% em 2017. O grupo está presente em 39 países da Ásia, Europa e Américas.

O investimento no Brasil foi decidido há três meses, depois que o presidente mundial da Mitsui, Yasuyoshi Karasawa, visitou o país e se encontrou com grandes clientes e representantes do órgão regulador do setor. De volta ao Japão, ele submeteu a decisão ao conselho de administração da companhia. "Eles sentem confiança no potencial do mercado brasileiro no longo prazo e também na nossa operação", diz Kinoshita. Segundo o executivo, aquisições no país não estão descartadas.

O investimento vai ajudar na expansão geográfica da seguradora no país, no desenvolvimento de novos produtos, no aprimoramento dos sistemas operacionais e no treinamento de pessoal, trabalhos já iniciados há dois anos, conta o vice-presidente da Mitsui.

Na carteira de seguros de automóveis, por exemplo, foram feitos ajustes nos preços, na análise de risco e nos sistemas operacionais para reduzir a sinistralidade (indicador que mede a relação entre a receita e o pagamento de indenizações e quanto menor, melhor), que rodava acima de 80%. Hoje, ela está em 63%. A carteira de seguro de carro responde por 50% do faturamento da seguradora. Já no segmento de seguros corporativos, a estratégia é expandir a oferta de coberturas. Hoje a seguradora já oferece seguro patrimonial, de riscos de engenharia, de transportes, de frota e de seguro de vida. A ideia é passar a oferecer também linhas financeiras, como seguro garantia.

A Mitsui está presente no Brasil desde 1965, quando tinha uma posição minoritária na Concórdia Seguros - na época grupos estrangeiros eram proibidos de ter o controle de empresas de seguros no país. Em 1996, o grupo comprou o controle da companhia.

Outras seguradoras japonesas, como Yasuda e Tokio Marine, também fizeram investimentos recentes no Brasil. A Yasuda comprou o controle da Marítima Seguros e fez aportes de capital e a Tokio Marine tem apresentado crescimento acelerado no último ano.
 

 

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