Breaking News

App para diminuir valor de seguros vence hackathon da Campus Party

Fonte: Techtudo

O hackathon realizado na Campus Party 2015 já tem um vencedor. Daniel Scocco, de 31 anos, levou para casa um carro 0 km após criar, em 24 horas, um aplicativo que pode ajudar a reduzir o valor dos seguros nos automóveis. O principal requisito da competição é que os participantes criem aplicativos que conversem com o Sync App Link - sistema de conectividade da Ford, patrocinadora do evento. 

                            Daniel com seu prêmio: o novo Ford Ka 1.0 (Foto: Laura Martins / TechTudo)

O aplicativo, chamado "Bom Motorista", reúne informações como geolocalização, velocidade, se a pessoa utiliza cinto de segurança e maneira que pisa nos pedais – todos os dados são coletados pelo celular ou pelo Sync. Esses dados seriam enviados para as seguradoras que, dessa forma, poderiam ter um perfil mais abrangente de seus clientes e, então, cobrar preços mais justos e eficientes.

“São três os requisitos para vencer o hackathon: criatividade, tecnologia e empreendedorismo”, explica David Borges, supervisor de soluções e conectividade da Ford. Porém, isso não significa que o projeto vencedor irá para o sistema. “Não ganhar não quer dizer que você não tem um aplicativo que nós não vamos usar. E se ganhar não quer dizer que ele estará no carro. Às vezes no julgamento o aplicativo é o melhor, mas na hora de utilizá-lo pode ser complexo demais”, explica.

Para Daniel, não foi fácil ganhar a competição. “A minha principal dificuldade no começo foi me familiarizar com a plataforma que é nova e de automotivo, o que eu nunca tinha trabalhado, isso nas primeiras 5 ou 6 horas", diz, lembrando que programar sob forte cansaço físico foi a maior dificuldade do processo.

A ação superou as expectativas em qualidade. David ressalta que foram apresentadas ideias que a equipe da Ford está pensando em implementar nos próximos anos. Por ser um dos quesitos mais importantes nos carros, hoje em dia, a montadora chega a bater em porta de desenvolvedores para apresentar o sistema e criar parcerias de integração.

Daniel concorda que o nível estava muito alto na competição. “Foi muito bacana, tanto que eu achei que a minha ideia era boa, mas não tinha certeza que iria ganhar”, comemora.

O segundo lugar foi do projeto “Car Data Applets”, um aplicativo que permitiria a escrita de programações simples para diferentes funcionalidades – como tocar uma música a partir de uma velocidade X. Já o terceiro lugar ficou com o aplicativo “Meu Filho”, que traz diferentes funcionalidades de conversas entre os pais e o colégio, como a possibilidade de avisar quando está chegando para buscar a criança.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario