Breaking News

Com compra do HSBC, Bradesco Seguros vai rever contrato da HDI

Fonte: Valor Econômico

Com a compra do HSBC Brasil pelo Bradesco, o acordo operacional que funciona há uma década entre a instituição britânica no país e a seguradora alemã HDI será revisto. Segundo o presidente da Bradesco Seguros, Marco Antonio Rossi, assim que os órgãos reguladores aprovarem a operação, os executivos das duas seguradoras vão se reunir para a definição do assunto.

"Vamos avaliar todas as possibilidades, como o tempo que falta para acabar o contrato. Mas a possibilidade de quebrar o contrato existe", disse o executivo.

Em 2005, a HDI adquiriu os ramos de automóveis e bens do HSBC, que, por sua vez, manteve a parte em vida e previdência.

Na ocasião, foi firmado acordo operacional pelo qual a instituição financeira serviria como canal preferencial de distribuição dos produtos da seguradora. O contrato operacional teve vigência por oito anos e, há dois, foi renovado por mais cinco anos. Pelos termos do acordo, a companhia de seguros teria mais três anos para usar o meio de vendas.

Executivos da HDI minimizam o impacto, dizendo que, atualmente, o acordo com o HSBC é pouco significativo para a seguradora. As vendas de seguros da marca pelos canais da instituição representam apenas 5% de toda a receita com apólices. Mas, na época em que o negócio foi fechado, a capilaridade da instituição financeira contribuiu para a consolidação dos produtos da seguradora na região Sul do país e para ampliar sua presença em outros estados.

Segundo Rossi, não há outros contratos entre os negócios do HSBC nos mesmos moldes que este com a HDI. Portanto, o foco da equipe de transição que foi montada estará no melhor aproveitamento das sinergias que a parte de seguros da instituição inglesa e a Bradesco Seguros têm, como nos ramos de Vida, Previdência e Capitalização. "Vemos oportunidade de negócios em segmentos não comercializados pelo HSBC, como saúde e odontológico", afirmou.

Na comparação com a filial da instituição inglesa, o índice de penetração da Bradesco Seguros em previdência é maior entre duas e quatro vezes, e em vida, de duas a cinco vezes.

Rossi confirmou que está deixando a presidência da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNseg), pois não vai se candidatar novamente nas eleições de outubro. Ele negou que sua saída esteja relacionada à incorporação das atividades ligadas à área de seguros do HSBC.

"É lógico que quando você tem um movimento como este [da absorção do HSBC], exige bastante do esforço do dia a dia, do esforço da própria companhia, mas a saída já havia sido planejada antes da aquisição do HSBC", afirmou. "Estou completando um ciclo", diz.

Rossi afirmou que a escolha de um nome para concorrer nas eleições da entidade será feita pelos próprios integrantes das confederações. A intenção é que, até o fim de agosto, ocorra a definição. Rossi ocupa a presidência do órgão desde maio de 2013.



Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario