Breaking News

Pequenos e médios empresários estão mais conscientes em relação a riscos

Fonte: Agência B9B

Resultados da Pesquisa GlobalZurich PMEs apontam que reduziu pela metade o número de gestores que consideram suas empresas imunes a riscos

O Brasil está no caminho certo na cultura de gerenciamento de riscos. É o queaponta a Pesquisa Global da Zurich, feita com 200 executivos de PMEs instaladasno país. Em relação ao ano anterior, reduziu-se pela metade o número degestores que não acreditam que sua empresa corra algum risco – 11% contra 22%em 2014.


“O empresariado está se tornando mais consciente de que danos involuntários podemacontecer a qualquer momento, e a tendência é que se tornem mais precavidos”,analisa Paulo Alves, Diretor de Linhas Comerciais da Zurich Brasil. “A PesquisaGlobal Zurich 2015 identifica ainda outra boa notícia: estamos em linha com amédia global, que registra 10,4% de consciência neste sentido”, complementa Paulo Alves. A pesquisa foi realizada com três mil PMEs, 200 de cada um dos 15países participantes, dentre eles o Brasil.


Tendo como missão ajudar o cliente a compreender e se precaver de riscos, a Zurich setorna reconhecida também pela transmissão de informações ao mercado. Acompanhia entende que o compartilhamento de informações resulta no melhorentendimento sobre os serviços que o mercado segurador disponibiliza. “Informaçõesconstroem a cultura, e a cultura do seguro tem ainda área para crescer”,destaca Emanuel Baltis, CEO de Global Corporate para o Brasil.


“As 11% de PMEs nacionais que não aceitam a ideia de que são suscetíveis a riscosnão enxergam as consequências de um dano, a exemplo da perda de clientes oupagamento de multas por descumprimento de contrato (falha na entrega). Caso nãohaja um estudo de viabilidade, os riscos diretos podem afetar a reputação damarca, devido à responsabilidade quando ocorre a troca de um fornecedor econsequentemente uma possível perda da qualidade do produto”, diz o Diretor.


“A Zurich tem expertise no assunto. Referência global em Engenharia de Prevençãode Riscos, a Zurich está cada vez mais focada na Resiliência dos Negócios, queconsiste em prever soluções para manter a continuidade dos negócios caso aempresa seja vitimada”, afirma Paulo Alves.


Paísescom índice de consciência menor que a do Brasil
OBrasil tem mais consciência perante riscos que outros seis países pesquisados,entre eles os Estados Unidos, onde 15% das PMEs acreditam estar imunes. NaItália e na Turquia são 12% e em Portugal, 13%. Na Irlanda o índice chega a15,5% e na Malásia atinge 19%.

Sobre a Pesquisa:
A Zurich, empresa global de seguros que atua em mais de 170 países, tem 143 anosde existência e mais de 70 anos de experiência no mercado do Brasil,disponibiliza os dados de ampla pesquisa realizada com três mil pequenas emédias empresas de 15 países.
A intenção da pesquisa – e da divulgação dos resultados– é elencar informações sobre expectativas do mercado, de modo acolaborar com a tomada de decisões mais assertivas. Foram entrevistadosexecutivos de PMEs de diferentes setores, que apontaram expectativas e receiospara os 12 meses seguintes à pesquisa


Realizada anualmente, e em diversos países,a pesquisa também estabelece comparativos e aponta caminhos que asentrevistadas pretendem seguir. Em cada país participaram 200 PMEs.


A análise foi executada pela empresa globalde pesquisa GfK entre os meses de julho e agosto de 2015. Foramentrevistados executivos de 3.000 pequenas e médias empresas(0-250 empregados em tempo integral). Entre eles CEO/ Proprietários, Gerentes Gerais, CFO / Tesoureiros,COO / Chefe de Operações por país foiincluído. A pesquisa foi realizada com PMEs de15 países: Alemanha, Áustria, Brasil, Emirados Árabes Unidos, Espanha,Estados Unidos, Hong Kong, Irlanda, Itália, Malásia, Marrocos, México,Portugal, Suíça, Turquia.


Os líderes das 3.000 empresas foram convidados a identificar até três ações etrês desafios vislumbrados para o seu negócio nos 12 meses seguintes. Zurich eGfK continuam acompanhando as PMEs na intenção de compreender como os desafiosestão sendo geridos. A decisão da Zurich em investir nesta ampla pesquisa corroboraseu empenho em entender e contribuir com o mercado.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario