Breaking News

Uso de canais móveis ainda é discreto no setor de seguros

Fonte: IT Fórum 360

Estudo traz panorama do setor com detalhes sobre uso de tecnologias

Os canais móveis avançam como importante método de comunicação para empresas, mas o uso deste tipo de tecnologia ainda é discreto no setor de seguros. Os canais móveis estão sendo usados principalmente para promover produtos e prestar atendimento ao cliente, mas somente um terço das empresas (33%) usa esses canais de forma significativa ou ampla.

Os dados são de um estudo realizado pela Coleman Parkes Research, empresa independente de pesquisas sediada no Reino Unido, a pedido da Capgemini, que traz análise detalhada dos principais problemas das áreas de negócio e de tecnologia do setor de seguros no Brasil. O relatório abrange e foi baseado em 27 respostas, de executivos do alto escalão da empresas.

Tecnologias digitais
Segundo o relatório, o principal objetivo do uso de tecnologias digitais no setor de seguros é fornecer aos clientes uma experiência consistente nos vários canais (70% afirmaram usá-las de forma significativa ou ampla). Também foi verificado um grande uso em aplicações de marketing (48%), mas um uso bem menor para personalização da experiência de vendas (33%). O relatório mostra claramente que o uso dessas tecnologias é maior em marketing do que em vendas. Embora 48% das seguradoras estejam usando amplamente as tecnologias digitais para disponibilizar autoatendimento e fornecer uma experiência consistente aos clientes nos diferentes canais, apenas 33% estão implantando essas tecnologias de forma suficiente para personalizar as experiências de vendas.

Tecnologia para conhecer melhor o mercado e os clientes
A tecnologia está sendo amplamente usada pelas empresas para entender melhor os mercados e clientes, sendo adotada uma variedade de métodos. A internet é o principal método usado (85% das empresas afirmam usá-la de modo significativo ou amplo), sendo também verificado um uso intenso de tecnologias móveis e mídias sociais. Isso sugere que o setor de seguros está adotando uma abordagem envolvendo todos os canais (omni-channel).

Análise dos dados (analytics)
A análise de dados (analytics) está sendo usada no setor de seguros, principalmente para otimizar as atividades de marketing e formação de preços e, em segundo lugar, para obter marketing personalizado e qualificação de leads de vendas. No entanto, quando a análise de dados é adotada, é possível obter melhorias em todas as áreas. Observamos que menos da metade das empresas está usando a análise de dados de forma significativa ou ampla.

Mídias sociais
Comparadas às tecnologias móveis, as mídias sociais estão sendo muito mais usadas para engajamento dos clientes e marketing. Mais da metade das seguradoras já está usando as mídias sociais de forma significativa ou ampla para prestar atendimento ao cliente (52%). Isso é seguido de perto por um pouco menos da metade das empresas que usam mídias sociais para promoções, monitoramento de sua reputação e formação de comunidades. A formação de comunidades é um item que mostra claramente um avanço em relação à maneira tradicional de usar e enxergar as mídias sociais apenas como canal de comunicação de mão única. Entretanto, isso contrasta drasticamente com apenas 15% que as usam em vendas. As mídias sociais ainda não evoluíram totalmente para serem usadas como ferramentas de venda no setor de seguros, o que mostra que ainda existe um grande potencial de exploração dessa tecnologia em outras aplicações.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario