Breaking News

A quem interessa o enfraquecimento dos Sincor’s?

por Érico Melo, Corretor de Seguros e atualmente presidente do Sincor-SE

É notório que parte dos brasileiros não se sente representado por quem detém o poder, e nas mais variadas esferas, seja na política, no judiciário ou mesmo nas entidades representativas de categorias. 

O perigo do desencanto é o enfraquecimento das entidades representativas que, mesmo questionadas, atuam em favor de toda uma categoria e não somente dos seus associados. No nosso setor, como exemplo podemos citar a inclusão da categoria dos corretores de seguros no Simples que foi uma luta de vários anos, e dimunuiu a antes enorme carga tributária, proporcionando a nós investirmos mas em nossas empresas e dar uma melhor qualidade de vida à nossas fsmilias, e só foi possível graças à força e poder de negociação da FENACOR e o empenho dos Sincor’s na obtenção de apoio para que fossemos enquadrados na melhor das tabelas possiveis.

Nos últimos anos, as mudanças nas leis trabalhistas e, principalmente, a não esperada Inflexibilidade da Seguradora Líder na negociação dos termos do contrato de atendimero às vitimas de acidentes de trânsito, aliados ao baixo percentual de associados em algumas entidades, ameaçam a continuidade da atuação dos sindicatos de Corretores de Seguros. 

A derrocada dos sindicatos coloca em risco a defesa dos interesses dos corretores de seguros e enfraquece ainda mais a categoria. Então, a quem interessa, realmente, o desmonte da estrutura sindical?

Há muito, tentam modificar a legislação para criar novas figuras no setor e outros medidas que podem influenciar a rentabilidade da profissão. Só não conseguiram até hoje pela atuação das entidades que defendem a categoria, que são a última barreira, a última trincheira.

Por isso, mesmo que por algum motivo, tenha-se posicionamento divergente da atuação dos sindicatos, é imprescindível a existência das entidades, fortes e diligentes, para que possamos sempre ser ouvidos.

Pode ser coincidência, ou não, mas a não renovação do contrato com a Seguradora Líder, controlada pelas seguradoras, ditas parceiras, enfraquece ainda mais os sindicatos dos corretores de seguros, dificulta sua manutenção  e fragiliza a defesa dos interesses da categoria. Diante de todo o cenário, com certeza, o que podemos afirmar é que se há quem não ganha nada com o enfraquecimento dos sindicatos, esses são os corretores de seguros.


Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario