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Consumidor é mais fiel ao corretor

Para fazer um seguro de carro, o cliente é muito mais fiel ao corretor do que à seguradora, mostra a pesquisa da CVA, que entrevistou 5,1 mil pessoas em fevereiro e março, clientes de 21 seguradoras. A maioria (63%) compra uma apólice para o carro por meio de um corretor. O valor pago oscila entre R$ 800,00 e R$ 1.800,00, segundo 66%. A lealdade maior, de acordo com 47%, é ao corretor.
A Porto Seguro é a empresa mais bem avaliada, tanto por quem tem o seguro como por quem não tem. Ou seja, quem não tem, gostaria de ter seguro com a seguradora, que também é adorada pelos corretores. Já a HDI, por exemplo, é bem avaliada pelo seu cliente, mas desconhecida por quem não a contratou. A Mapfre é bem avaliada por seus clientes, mas aparece mal quando os corretores dão suas notas.

A CVA falou com 200 corretores, dos quais 42% estão nesse mercado há mais de dez anos. A margem percentual sobre o preço de venda da seguradora vai de 11% a 20%, segundo 65% dos corretores. Mas 56% dizem que costumam repassar uma margem entre 6% a 10% sobre o prêmio para os clientes; só 6% dizem não repassar o desconto.

Segundo esses profissionais, o principal critério que influencia na escolha de uma ou outra seguradora é a agilidade na resolução de sinistros. Os corretores contaram que só 11% dos clientes já têm em mente uma seguradora que querem trabalhar. A grande maioria (89%) aguarda uma sugestão do corretor. Quem compra um seguro de carro tende a comprar outro seguro. O mais provável é uma apólice residencial, segundo 86%.
Com informações do jornal Valor Econômico de 29/05/2009

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