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Comparativo Golf x Stilo

Fonte: Revista Auto Esporte

Stilo e Golf têm algumas coisas em comum: os dois modelos deste teste trazem apelo esportivo no visual, nas cores vivas e na denominação da versão. Stilo Sporting e Golf Sportline coincidem em mais um fato: são veteranos ainda na ativa, e ao longo da vida já se enfrentaram várias vezes. O Golf Sportline custa a partir de R$ 54.230, preço que sobe para R$ 63.060 no caso do Stilo Sporting.

Sabe aquela história de que Golf tem seguro muito caro? Pois desta vez não constatamos isso. Nosso levantamento resultou em cotações muito semelhantes para ambos. Na média entre duas seguradoras consultadas, o seguro do VW ficou em R$ 3.089, contra R$ 2.968 do Fiat. Ou estão roubando menos Golf ou estão levando mais Stilo.

Este foi mais um encontro entre Volkswagen 1.6 e Fiat 1.8. Mas desta vez não houve vantagem do motor VW, como em outros comparativos. A explicação é que o propulsor VW 1.6 vai muito bem em carros como Gol, Fox e Polo, mas começa a ficar um pouco mais no limite de suas possibilidades em um modelo maior e mais pesado, caso do Golf. Mesmo assim, equipado com o 1.6 VHT, que estreou no ano passado (com mais torque e potência), o Golf ainda consegue ser muito agradável. Como a VW não dispunha do carro para testes, os números que reproduzimos no quadro de resultados ainda não reflete as melhorias trazidas pelo motor VHT (eles referem-se ao teste feito em abril de 2007). Portanto, considere que o Golf atual está melhor em aceleração, retomada e máxima.

Stilo Sporting vem mais bem equipado de fábrica e tem mais detalhes ligados à esportividade, como os instrumentos de fundo branco

Andando, os dois respondem muito bem aos comandos do motorista. Os 104 cv do Golf transmitem no mínimo a mesma satisfação dos 114 cv do Stilo. O Fiat tem alavanca de marcha bem localizada e proporciona trocas precisas. Mesmo assim, do outro lado está um oponente que ainda é referência em precisão de transmissão, com seu câmbio MQ200. O modelo da Volks também tem um conjunto de suspensão e direção bem mais acertado, que transmite mais precisão na condução. Como o Stilo é muito macio e a direção (elétrica) é bem leve, o balanço da carroceria é maior e o hatch passa menos segurança, por causa da inclinação nas curvas.

Mas há uma compensação: só o Fiat oferece controle de tração. Além disso, em manobras de estacionamento a função city deixa a direção elétrica ainda mais leve. O acabamento é muito bom em ambos, idem para o isolamento acústico. Cada um a seu modo, os dois sabem como cativar o motorista. O Stilo, porém, trata ainda melhor os passageiros, por causa do maior espaço no banco traseiro. O Fiat é 8 cm mais alto (1,54 m) e 2 cm mais largo (1,75 m).

O modelo da Fiat tem preço superior (R$ 8.830 a mais que o Golf), mas traz de série vários itens que são opcionais no VW, caso do teto solar (Sky Window), duplo air bag, ABS, controlador de velocidade, som com MP3 e Bluetooth e ar-condicionado digital. Equipado num nível próximo a esse, o Golf sobe para R$ 62.570. O Golf teve 7.608 unidades vendidas ente janeiro e maio. O Stilo fechou o mesmo período com 4.496 carros.

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