Breaking News

Cuide bem dos pneus do seu veículo


Para ajudar na escolha e manutenção dos pneus, a Goodyear destaca algumas recomendações que o motorista deve seguir para garantir um bom desempenho, durabilidade e segurança.

Escolha o pneu correto

Verifique se o desenho da banda de rodagem, o índice de carga e o símbolo de velocidade são compatíveis com o recomendado pela montadora. Cheque no manual do fabricante do veículo, sempre respeitando essa recomendação em caso de reposição.

Nunca misture pneus de marcas, medidas, tipo de construção (radial ou convencional) e desenhos da banda diferentes, bem como pneus novos com usados ou reformados. E, por último, se repor apenas dois pneus (veículos de passeio), instale-os no eixo traseiro do veículo.

Verifique a pressão de ar

Por ser um dos fatores críticos que afetam o desgaste do pneu e, consequentemente, sua vida útil, a pressão de ar deve ser checada semanalmente ou, no máximo, a cada 15 dias. É muito importante checar a pressão quando os pneus estão frios, de manhã, e usar a pressão especificada pelo fabricante do veículo.

Balanceamento

O balanceamento das rodas deve ser feito sempre que for realizada a troca dos pneus, o rodízio (recomendado a cada 5 mil quilômetros) ou algum reparo no pneu ou na câmara de ar. Outros indícios de que o serviço deve ser feito são sinais de vibração ou desgaste irregular na banda de rodagem. Ele é importante porque rodas desbalanceadas danificam os pneus, diminuem sua vida útil e provocam desconforto ao dirigir.

Alinhamento

O alinhamento é indicado para oferecer uma eficiência maior da rodagem do pneu, melhor dirigibilidade e eficiência na hora de esterçar. A maneira mais simples de saber se há necessidade de alinhamento é prestar atenção se os pneus estão “cantando” nas curvas e se o volante fica descentralizado nas retas.

Rodízio dos pneus

O rodízio deve ser feito a cada 5 mil quilômetros, indicado para compensar diferenças em desgastes, permitindo um aumento em quilometragem e em eficiência e proporcionando boa estabilidade, especialmente em curvas e freadas. O primeiro rodízio do veículo é o mais importante. Cada veículo possui um esquema específico de rodízio (dependendo do tipo de tração, tipo de veículo etc), portanto, o ideal é consultar um revendedor oficial para saber qual é o recomendado para o seu caso.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario