Breaking News

Governo prorroga IPI reduzido para carros flex até março de 2010

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta terça-feira a prorrogação da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os carros “verdes” até março de 2010. Veículos flex com motor 1.0 terão o imposto de 3% mantido até o final do primeiro trimestre do ano que vem.

Os veículos 1.0 a gasolina, entretanto, seguem com o cronograma anterior de retomada do IPI, voltando o patamar "original" de 7% em janeiro de 2010.

"Os veículos até 2 mil cilindradas flex terão imposto mantido em 7,5% até 31 de março", seguiu Mantega. "Já os veículos a gasolina com até 2 mil cilindradas seguirão com o mesmo cronograma, voltando a 11% em janeiro", completou.

Já para caminhões, o governo decidiu manter alíquota zerada do IPI até junho do próximo ano. "Estamos estimulando a compra de caminhões novos. O Brasil tem uma frota antiga de caminhões e, por isso, vamos prorrogar o IPI zero até junho de 2010", justificou.

O ministro da Fazenda disse que a renúncia fiscal das novas medidas é de R$ 1,3 bilhão. Mantega afirmou que a arrecadação este ano com esta nova renúncia será afetada apenas no mês de dezembro. O restante terá impacto em 2010. "Mas as vendas serão tão altas que vão diluir esta renúncia", disse.

O ministro lembrou que o governo estimulou a indústria automobilística porque ela representa 23,3% da produção industrial e que talvez seja a cadeia mais importante da indústria. Além disso, ele destacou que o setor emprega direta ou indiretamente 1,5 milhão de trabalhadores e recolhe cerca de R$ 40 bilhões em tributos por ano.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario