Breaking News

Danos com enchentes têm cobertura total da seguradora

As fortes chuvas que atingiram a capital paulista e várias outras regiões do País nos últimos dias deixaram seu rastro: vários pontos de alagamento, rios transbordados e enchentes.

Em todo o ano, o número de sinistros (acionamento do seguro após algum acidente) ocasionados pela chuva aumentou entre 20% e 25%, segundo o presidente da Sincor-SP (Sindicato dos Corretores de Seguros de São Paulo), Leoncio de Arruda.

Arruda explica que, se o seguro do carro for total, cobre qualquer tipo de alagamento. "Exceto em casos de negligência, onde o motorista entra na enchente de propósito, o seguro cobre tudo", disse.

Negligência do motorista

O presidente do Sincor-SP contou que, nesta semana, um policial de São Paulo proibiu um motorista de avançar com o carro em uma região alagada. "Mesmo após ser proibido, a pessoa entrou. O carro ficou. Então, o policial fez o boletim de ocorrência contando que havia proibido o motorista e, mesmo assim, ele foi", disse. "Nesse caso, a seguradora vai se recusar a pagar".

Arruda diz ainda que, exceto em casos que seja comprovada a negligência ou imprudência do motorista, com testemunhas ou o registro de alguma autoridade, a seguradora paga todos os incidentes ocasionados por água da chuva.

Ele dá um exemplo: se a via está inundada, mas todos os carros passam e só o seu fica, não é uma imprudência. Agora, só caminhões conseguem passar e ninguém mais e há várias testemunhas vendo que você enfrentou a inundação, mesmo com pouquíssima chance de conseguir atravessar, aí foi cometida uma imprudência.
"O motorista agravou o risco, como dizemos", declarou Arruda. "É equivalente a você parar seu carro, à noite, em um lugar deserto, com as portas abertas e a chave no contato. A chance de ser roubado é imensa", acrescentou.

Fonte: InfoMoney

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario