Breaking News

BB e Mapfre assinam em abril acordo de união em seguros

Mercado Aberto - Maria Cristina Frias
Folha de S. Paulo - 16/03/2010

O Banco do Brasil e a espanhola Mapfre concluíram finalmente acordo que criará a maior seguradora no ramo de seguro de pessoas e a segunda maior em ramos elementares (como o residencial) e veículos.

A assinatura e a divulgação do negócio estavam até ontem previstas para 9 de abril, quando o presidente da Mapfre na Espanha virá ao Brasil.

O controle ficará com a espanhola, que deterá 50,01% das ações ON (com direito a voto), o que impedirá que a nova companhia seja uma estatal. No capital total, cada uma das partes ficará com 50% porque o BB terá 50,01% das ações PN.

Foram criadas duas joint ventures. A primeira delas, no canal corretor, onde a seguradora tem expertise, que será Mapfre-Banco do Brasil. E a outra, no canal bancário, em que o Banco do Brasil cuidará da distribuição dos produtos, será Banco do Brasil-Mapfre.

"Ainda está sendo avaliado o peso de cada um. É possível que a Mapfre ainda tenha de colocar entre R$ 300 milhões e R$ 380 milhões", disse uma pessoa que acompanhou as negociações. "Mas o valor da nova companhia é muito maior que isso, difícil trazer a valor presente."

"Todos os detalhes foram fechados. Haverá muito mais uma troca societária", disse outra pessoa inteirada do negócio.

Com a megaoperação, cresce a concentração no setor de seguros, observa um especialista.

Uma das exigências do banco era que o sócio não tivesse operação em paralelo que concorresse com o BB. "Isso tem um custo, mas o banco não vai pagar esse preço porque deu o balcão de distribuição", disse.
Toda a ação da Mapfre no segmento, no Brasil, foi para a joint venture, em um acordo de exclusividade de 20 anos. A área de previdência do BB já havia ficado na Brasilprev, em parceria com a Principal. A Mapfre está comprando a participação que a SulAmérica tinha em empresa do BB. A consolidação da companhia estará pronta em três anos. Cerca de 90 pessoas trabalharam na modelagem da nova seguradora.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario