Breaking News

Claritas Wealth fecha parceria com Icatu Hartford

Fonte: Valor Econômico

Depois de criar uma área para cuidar dos ativos de menor liquidez dos clientes, a Claritas Wealth Management, segmento de gestão de fortunas da gestora paulista, se volta para a previdência privada. A instituição fechou parceria com a seguradora Icatu Hartford para oferecer fundos de previdência exclusivos para seus clientes de alta renda.

Muitos investidores têm grandes volumes aplicados em previdência, mas estão em carteiras abertas, com vários outros clientes. E eles, na verdade, poderiam ter um fundo exclusivo, com gestão mais adequada às suas necessidades, diz Claudio Mifano, diretor-executivo da Claritas Wealth Management.

Com a portabilidade, o cliente de um plano de previdência pode pedir a transferência dos recursos de uma instituição para outra sem perder o histórico de aplicação. Com isso, ele mantém o acesso à alíquota de imposto de renda menor, que pode chegar a 10% após dez anos. Mas essa migração vale para planos de mesma natureza, ou seja, PGBL para PGBL, por exemplo. Apesar de a parceria com a Icatu ter sido fechada agora, pelo menos R$ 15 milhões já mudaram para a Claritas Wealth, diz Mifano.

Segundo o executivo, a grande maioria dos planos de previdência acaba aplicando em renda fixa e em Índice Bovespa. "E poderemos fazer uma gestão mais ativa, usando outros instrumentos do mercado além desses."

Montar um fundo exclusivo , no entanto, exige um bom volume de recursos para ser viável economicamente. Abaixo de R$ 5 milhões, não vale a pena, pois há uma série de custos que podem inviabilizar os ganhos, como taxa de administração, custódia e auditoria, por exemplo. A gestão de cada PGBL ou VGBL exclusivo será feita pela gestora do grupo, a Claritas Investimentos.

Além da gestão mais adequada aos seus interesses, o investidor conseguirá negociar taxas de administração e de carregamento menores no caso de um fundo exclusivo. Segundo Mifano, essas taxas serão avaliadas caso a caso e vão depender do volume aplicado.

A iniciativa de focar em previdência privada vem em linha com a estratégia da Claritas Wealth de cuidar não apenas das aplicações financeiras, mas de todo o patrimônio dos clientes. Em dezembro do ano passado, a instituição criou uma área destinada a fazer a gestão somente de ativos de menor liquidez dos clientes, como imóveis.

As gestoras independentes são outro segmento que vem dando atenção especial aos recursos em previdência privada dos investidores. Entre as assets que fecharam parceiras com seguradoras para oferecer planos dos tipos PGBL e VGBL estão Fram Capital, Orbe Investimentos, GAP, Fator, BTG Pactual, Leblon Equities, BNY Mellon ARX e Votorantim.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario