Breaking News

Cobertura de seguro da Copa do Mundo totaliza cerca de 9 bilhões de dólares

Fonte: Lloyd's of London

O mundo se prepara para a Copa do Mundo de Futebol, que terá um grande número de partidas na África do Sul, e a cobertura de seguros está presente em um dos maiores eventos do mundo esportivo. É "segurado um montante de cerca de 6.2 bilões de euros, o que equivale a 9,5 bilhões de dólarres. A cobertura começa em menos de uma semana", segundo um boletim no site da Lloyd's web (www.lloyds.com).

Os valores são de aproximadamente: Property - 4,3 bilhões de dólares; Contingência - 4,33 bilhões]; Responsabilidade - 288 milhões de dólares.

A única vez que o torneio foi cancelado, já que começou em 1930 [O Uruguai foi o vencedor], foi devido à guerra.

Como o crescimento do evento, e a sua importância económica, cresceram também os riscos. Os organizadores, a FIFA, os meios de comunicação que transmitem e fazem a cobertura do evento, as equipes que jogam e os seus vários patrocinadores, assim como "muitas outras organizações com interesse financeiro fazem seguro para se proteger contra a anulação ou outra interrupção," explicou a Lloyd's.

«Quando o foco são os jogadores de futebol os interresados estão igualmente preocupados em saber que as lesões e doenças podem comprometer a sua chance de vitória."

O boletim aponta que um jogador no auge de sua carreira e jogando numa das melhores ligas "poderia ser segurado em 50 milhões de euros [72,2 milhões de dólares]", segundo Peter Thompson, subescritor da Beazley. "Supondo que não existem condições pré-existentes, 40 milhões de euros [57,7 milhões de dólares] asseguram seu corpo inteiro para invalidez para o esporte, incluindo morte acidental e invalidez total permanente, 24 horas por dia."

Há cobertura para todos os incidentes relacionados com o evento, tendo aumentado cada vez mais a demanda dos jogadores para cobertura de sua "marca". O jogador pode "sofrer danos ao seu status de celebridade," portanto, os clubes tem "necessidade de garantir a sua reputação, que vale tanto quanto seus pés." Dan Trueman, subescritor da Kiln,, estima que uma marca de um jogador de futebol pode valer em torno de 10 milhões de euros [14,4 milhões de dólares].

Os estádios também foram objeto de uma atenção muito grande com suas renovações, tendo sido efetuados seguros em cinco que já existiam, e outros cinco que foram construídos na África do Sul para acomodar os 2,75 milhões de expectadores que compraram ingresso.

Brian Oxley, Insurance Manager do Comitê Organizador da FIFA, afirmou que o valor combinado para esses estádios e locais de treinamento chegam a 3,2 bilhões de euros (4,62 bilhões de dólares].

Em resposta a Lloyd's, Chris Nash, subescritor da Sportscover, disse que esse é um evento com "grande potencial de cobertura." Ele observou que: "Competições, ofertas, prêmios, patrocínio, direitos de transmissão, é impossível saber quantos são, mas todas as empresas com risco de terem implicações financeiras necessitam de cobertura. Quando você leva isso em conta, juntamente com o número de emissoras em todo o mundo que transmitirão os jogos, eu estimo que toda a cobertura gire em torno de 3 bilhões de reais (4,33 bilhões de dólares).

A Lloyd's concluiu: "Assim como milhões de fãs ao redor do mundo a partir de 11 de junho, a Fifa, as emissoras e os anunciantes, as associações nacionais, clubes e os jogadores podem ter a garantia de que o seguro existe para ajudá-los a ver e jogar o jogo bonito".

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario