Breaking News

Europeus exigem seguro da Fifa

Fonte: Folha de São Paulo

Rummenigge, dirigente do Bayern, quer compensação por lesões em partidas de seleções

Reeleito presidente da ECA (Associação Europeia de Clubes), o alemão Karl-Heinz Rummenigge atirou contra a Fifa e a Uefa após o congresso da entidade, realizado ontem, em Genebra.

Ele criticou o fato de a principal entidade do futebol mundial não garantir seguros para atletas no período em que eles atuam pelas seleções de seus países.

"O dinheiro gerado pela Copa do Mundo é graças aos nossos jogadores, pagos por nossos clubes", afirmou Rummenigge, que também preside o Bayern de Munique, atual campeão alemão.

"Não aceitamos mais ceder nossos jogadores para partidas internacionais e correr o risco de ter que manter seus salários em caso de lesão", continuou. "É justo termos uma fatia deste bolo, que é cada vez maior. Não estamos falando de milhões, mas de bilhões."

O alemão citou o caso do holandês Arjen Robben, atacante do Bayern, para se justificar. "Ele foi para a Copa lesionado, voltou em condições ainda piores e nós é que temos que pagar a conta."

Há dois anos, a Fifa concordou em pagar US$ 40 milhões aos clubes com jogadores que disputassem a Copa na África do Sul. Para o presidente da ECA, isso não é suficiente. "Por liberar Robben, ouvi que receberemos algo em torno de US$ 72 mil, mas seu salário custa mais do que isso, muito mais."

Rummenigge também defendeu maior participação dos clubes sobre o calendário internacional. "Amistosos em agosto [fim da intertemporada europeia] são sem sentido, especialmente em um ano em que os jogadores estão voltando de uma Copa do Mundo", disse.

"As federações têm de reconhecer que os atletas são nossos empregados e que nós temos que nos envolver mais com esse tipo de questão", pediu. "Mas estamos otimistas que encontraremos uma solução com a Uefa sobre os seguros."

A ECA foi criada em 2008, após a dissolução do G-14, que reunia os clubes mais ricos e influentes da Europa. Hoje, a nova associação defende os interesses de 197 equipes do continente.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario