Breaking News

Pesquisa lista ações para melhorar grau de informação dos segurados

Fonte: Viver Seguro

Uma pesquisa online que envolveu pessoal do mercado segurador, formadores de opinião pública, representantes de órgãos de supervisão e de escritórios de advocacia listou algumas das propostas para melhorar o grau de informação dos segurados.

Entre as mais relevantes, mudanças na linguagem técnica e jurídica, que é confusa e não permite uma compra consciente de seguro (74% dos participantes); e a adoção, nos manuais dos produtos, de uma folha inicial com 10 a 15 informações essenciais para facilitar a compreensão (77% estão de acordo).

O levantamento, realizado com os mais de 100 participantes da 2ª Conferência Interativa de Proteção do Consumidor de Seguros, ocorrida entre a última sexta-feira e o sábado, reuniu ainda propostas para o contínuo processo de aprendizagem do consumidor. Ou seja, uma cartilha sobre o Código de Defesa do Consumidor, incluindo exemplos didáticos das operações de seguro, previdência privada, saúde complementar e capitalização, disponibilizada em sites; e a divulgação de 'perguntas e respostas' sobre produtos massificados e seguros em geral em sites e em outros canais.

Os participantes da pesquisa sugerem ainda que, em todos os documentos enviados pelo mercado segurador, seja exibida a relação dos diversos canais de atendimento e os meios de acessá-los (72%). Em relação ao meio de evitar conflitos entre consumidores e empresas, a melhor alternativa é "aprimorar e monitorar as melhores práticas das seguradoras, entidades abertas de previdência, sociedades de capitalização, operadoras de saúde e corretoras de seguros", na opinião de 67% dos entrevistados. Nesse sentido, é também necessário o treinamento dos funcionários de todas as áreas das empresas sobre os direitos dos consumidores (97%).

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario