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Seguro de vida continua a ser mais procurado

Fonte: Brasil Econômico

Empresas oferecem o benefício, que cresce com maior formalização do emprego

A presença de seguros de vida nos domicílios brasileiros é maior quando comparada à previdência privada. A apólice está presente em 18% dos lares de famílias que recebem mais de 10 salários mínimos por ano, enquanto o alcance da previdência privada na mesma classe social é de 10%.

Ainda de acordo com estudo realizado pela Kantar World panel a pedido da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), 6% das famílias com renda entre quatro e 10 salários mínimos possuem seguro de vida, ante 4% de previdência privada. Já 2% dos domicílios que somam entre um e quatro salários mínimos têm seguro de vida, ante 1% de previdência.

"Há uma participação importante das empresas na oferta do benefício. Ou seja, o crescimento do mercado de seguro de vida também é reflexo da maior formalização do mercado de trabalho brasileiro", explica Renato Russo, vice-presidente da Fenaprevi.

Mercado em expansão O mercado de seguros voltados para pessoas, que engloba seguros prestamistas (que garante a quitação de prestações de um financiamento), educacionais, vida individual e grupo, entre outros produtos acumulou R$ 8,7 bilhões entre janeiro e julho deste ano, montante 13,1% maior quando comparado aos R$ 7,7 bilhões registrados em igual período do ano passado.

O seguro de vida individual bateu a marca de R$ 605 milhões, alta de 34,4% ante os R$ 450 milhões registrados em igual período do ano anterior.

O maior volume de vendas de seguros de vida individuais deve-se ao aumento de renda e oferta de crédito, principalmente para as classes C e D, que ascenderam e estão tendo mais acesso ao consumo.

Já os seguros prestamistas cresceram 20,7%, para R$ 1,8 bilhão. Outro seguro que expandiu- se foi o de acidentes pessoais: 20%, para R$ 1,4 bilhão. De acordo com o balanço, o seguro turístico também obteve resultado expressivo: expansão de 145,8%, para R$ 20 milhões.O crescimento deve-se ao maior número de viagens internas e para o exterior.

Os dados da Fenaprevi compreendem 80 empresas que comercializam produtos de vida e previdência. Os números consolidados têm como base as informações coletadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e não incluem o Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL), considerado para esse fim como plano de caráter previdenciário, por possuir cobertura por sobrevivência.

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