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Consumidor reclama menos 2,6% à Susep em oito meses

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

ATENDIMENTO
Em oito meses, mais de 20,1 mil consumidores recorreram à Superintendência de Seguros Privados (Susep) para reclamar e obter orientações envolvendo as mais variadas modalidades de seguros disponíveis hoje no mercado brasileiro. Sobre janeiro a agosto de 2009, quando o número chegou a 20,6 mil, a procura pelos serviços do órgão recuou 2,6%. O seguro obrigatório de veículos automotores (Dpvat) é o mais visado, sendo o responsável pela maior demanda do público, 56,5% do total dos atendimentos. Embora ainda seja líder do ranking, as queixas e consultas feitas sobre o produto apontaram pequena queda, de 0,3%, passando de 11.412 para 11.371, entre os períodos comparados.

Vice-líder em queixas, o seguro de automóvel aparece nas estatísticas da Susep como o único, entre as grandes carteiras, a andar na contramão da queda generalizada no atendimento aos consumidores verificado pela Susep, até agosto. As reclamações contra a carteira automotiva subiram, e muito, em oito meses: 37,6%. Foram 2.629 até agosto do ano passado contra 3.619 até agosto último.

RESIDENCIAL. 
Em outra grande carteira, a de vida, as contestações caíram 11,3% até agosto, para 2.267 registros. A busca de informações sobre as seguradoras do mercado diminuíram ainda mais, de 1.190 para 895 ocorrências, queda de 24,8%. Os golpes contra o seguro também estiveram em baixa. Foram menos 35,9%, caindo de 1.283 , em 2009, até agosto, para 822 denúncias, em 2010. Surpresa foi o seguro residencial, contra o qual a insatisfação do consumidor cresceu 76,6%, com 166 casos. Tanto no mercado de títulos de capitalização quanto no de resseguros, a demanda do público ao serviço de atendimento da Susep caiu nos oito primeiros meses do ano. O recuo foi de 14,5%, com 236 casos, e 56%, com 11 casos, respectivamente. Ao contrário, as reclamações contra planos de previdência complementar aberta e contra corretoras de seguros subiram, respectivamente, 36,2%, com 1.291notificações, e 34,5%, com 1.350 queixas.

Somando todas as reclamações e consultas, a Susep atendeu a 32.777 consumidores de janeiro a agosto, menos 11,7% sobre igual período de 2009.

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