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Cresce o processo de terceirização nas seguradoras

Fonte: Brasil Econômico

Os motivos que têm levado a essa estratégia são a redução dos custos, que podem cair até 20%, e o aumento da eficiência
Thais Folego

O faturamento do setor de seguros tem crescido dois dígitos nos últimos anos. O aumento do poder aquisitivo da população e a oferta de apólices a baixos valores em canais de distribuição alternativos tendem a acelerar o crescimento dessa indústria, que tem buscado formas de, ao mesmo tempo, responder com qualidade ao aumento da demanda, sem com isso elevar muito seus custos fixos. Uma das soluções encontradas tem sido a terceirização de alguns processos das empresas.

"O setor de seguros está crescendo quase 20% ao ano, há novos concorrentes e o lucro financeiro está cada vez menor com a queda da taxa de juros. Tudo isso aumenta a pressão competitiva, o que exige cada vez mais concentração operacional e eficiência", constata Christopher Bunzl, executivo global responsável pela área de seguros da Everis, consultoria espanhola de TI que está expandindo os negócios de BPO (Business Process Outsourcing) no Brasil.

Redução de custos
Um dos fatores que tem levado as seguradoras a terceirizar os processos que não são estratégicos para os seu negócios é a redução de custos e a maior eficiência. "Dependendo da linha de negócios, é possível reduzir em até 20% os custos de processos. Em linha mais complexas, a redução média é de 5%", diz Jeffrey Craig, especialista americano em BPO que possui parceira coma Everis.

Craig lembra que, em processos como folha de pagamento, processamento dos pagamentos das indenizações, documentação, call center, entre outros, há uma gama de fornecedores que têm essas atividades como principal negócios, não justificando a seguradora fazer isso dentro de casa. "O interessante do processo de BPO é terceirizar processos que são marginais", diz Bunzl, da Everis. "A seguradora tem de definir o que é sua atividade principal, que é o relacionamento com o cliente, a precificação do risco e o pagamento de indenizações de forma rápida e eficiência", afirma o executivo.

Caso
E as seguradoras que têm terceirizado parte de seus processos já mostram os reflexos em seus balanços. A SulAmérica, por exemplo, que acabou de divulgar os resultados referentes ao terceiro trimestre, reportou faturamento 21% superior ao mesmo período do ano passado e um crescimento de 61,3% do lucro líquido. Esse resultado é em parte explicado pela redução dos custos administrativos com a terceirização das atividades de infraestrutura de tecnologia da informação para a IBM.

Agora, a SulAmérica começou a terceirização dos processos operacionais da área de vida e previdência. Com isso, a IBM ficará responsável pelas atividades de back office da unidade, o que inclui os processos de emissão de apólices, manutenção de cadastros, gestão de documentos, regulação de sinistros e pagamento de resgates.

"Resolvemos terceirizar esses processos com objetivo de reduzir custos e operar em condições de maior agilidade, dando respostas mais rápidas ao mercado no desenvolvimento de produtos", comenta Renato Russo, vice-presidente de Vida e Previdência da SulAmérica. O processo de implementação começou há quatro meses e deve se estender pelos próximos dois anos, pois implica troca de plataforma e sistemas.

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