Breaking News

Governo quer ampliar acesso de beneficiários do Bolsa Família a microsseguros

Fonte: InfoMoney

SÃO PAULO – O governo estuda um acordo para ampliar o acesso dos beneficiários do Bolsa Família aos microsseguros.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (17) pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, durante o II Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira.

“O ministério estuda um acordo de cooperação com a Susep [Superintendência de Seguros Privados] para ampliar o acesso dessa população aos microsseguros e aos meios de pagamento para oferta de serviços financeiros ao público do Bolsa Família por meio da telefonia celular”, afirmou.

Acordo assinado
Na ocasião, foi firmado um acordo de cooperação técnica entre o Banco Central e o ministério para implementação de ações de inclusão financeira e melhoria da qualidade de vida dos beneficiários do cadastro único do governo, que inclui os beneficiários do Bolsa Família.

Além da inclusão financeira, por meio deste acordo, serão feitas pesquisas e estudos da situação financeira destas famílias, que somam 20 milhões no cadastro único e 12,6 milhões no Bolsa Família.

“Elas também querem a inclusão financeira, acesso ao crédito, o direito a ter participação nas agências dos bancos de seus municípios”, afirmou Márcia durante o Fórum.

Iniciativa
Em outubro de 2009, o ministério lançou um projeto de inclusão bancária para os beneficiários do Bolsa Família, junto com a CEF (Caixa Econômica Federal), com o qual as famílias já conseguem abrir conta-corrente e ter poupança.

A medida, segundo o ministério, promove a inclusão de um público excluído da rede bancária por vários fatores, como a falta de documentação (comprovante de renda ou de moradia).

Atualmente, mais de 2 milhões de famílias do programa já possuem conta-corrente simplificada na CEF e 1,7 milhão recebem o benefício diretamente na conta-corrente. As contas simplificadas são isentas de taxas e estão sendo abertas com a apresentação de documento de identidade, sem exigência de comprovação de renda ou endereço. O CPF é necessário.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario