Breaking News

Planejamento: chave do sucesso para os seguros

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

Entre as características de destaque do mercado segurador da América Latina, está a capacidade de manter historicamente o indicador da rentabilidade técnica dos seguros superior ao dos outros mercados mais maduros. Os dados mais recentes divulgados pelo Centro de Estudos da Fundação Mapfre, em maio deste ano, apontaram que o maior registro no aumento das vendas, 11% em 2008, alcançou 69 bilhões de euros em volumes de prêmio. No primeiro semestre de 2009, o setor teve crescimento de 7,3%, registrando 35,7 bilhões de euros em volumes de prêmio.

Sabemos que a sobrevivência do setor se deve, em grande parte, ao fato de os juros terem se mantido elevados pelos resultados dos investimentos, diminuindo as perdas operacionais nos períodos mais difíceis, como os dois últimos anos.

Contudo, uma eventual queda dos juros mudaria completamente o cenário, provocando uma importante crise de resultados no setor.

Por isso torna-se cada vez mais importante desenvolver ações que permitam melhorar a eficiência nas operações das seguradoras em toda a região.

Uma importante ferramenta na hora de conseguir melhoras significativas de eficiência é a definição e implementação de estratégias de terceirização dos processos de negócios (BPO). Existem casos interessantes, em mercados mais desenvolvidos, de como a terceirização de processos garantiu melhoras no indicador de rentabilidade técnica das seguradoras que já criaram essas estratégias.

No mercado europeu, por exemplo, a aposta na terceirização dos processos de negócio vem determinada de maneira importante pela existência de grandes grupos seguradores multinacionais, que sustentam sua eficiência em dois pilares: investimento em tecnologia e melhora de processos (homogeneização e eficiência). O desenvolvimento de cada um desses pilares resulta no melhor ponto de partida para a terceirização, capaz de gerar um ganho inicial de 25% a 40% em eficiência, reduzindo o risco operacional e conquistando uma economia maior de escala, além de permitir a inserção da operação e um BPO.

Em geral, todo o processo de terceirização deve ser baseado em um plano de negócios que funciona como principal ferramenta para medir e confirmar todos os passos a serem seguidos durante o processo.

É importante contar com consultores especializados principalmente se a empresa está dando os primeiros passos no seu modelo de outsourcing.

As economias obtidas pelas empresas europeias nesse processo ocorrem por duas vias: aumento da eficiência de arquitetura nas operações, mediante a otimização do controle, gestão e diminuição do custo unitário dos recursos humanos, adotando o foco mais adequado.

Nos Estados Unidos, os modelos são mais agressivos, e assim a opção é pelo BPO integral (operação e tecnologia) quando a terceirização é completa. Um exemplo significativo é a gestão da área de sinistros realizada por várias empresas.

O setor de seguros brasileiro tem a vantagem de poder se antecipar a uma eventual desaceleração do mercado e obter vantagens ao mesmo tempo, como reduzir de maneira sensível suas taxas combinadas e se organizar para um novo cenário de alta competitividade e margens menores, que será tendência no mercado em médio prazo.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario