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Seguro S/A: 10 caminhos para pagar menos pelo seguro de carro

Fonte: Seguro S/A - Denise Bueno
http://vocesa.abril.com.br/blog/seguro-sa/

Ao comprar um seguro de carro, a primeira coisa que vem a cabeça de 70% dos consumidores que procuram um corretor de seguros é pedir desconto. Ainda mais com o preço do seguro de carro aumentando ano a ano, apesar das seguradoras afirmarem que não. Realmente é uma boa pedida negociar com o consultor, pois ele pode reduzir a sua comissão para um dígito. Geralmente eles cobram, em média, 25%. Alguns, pressionados pela concorrência, podem ser levados a reduzir a importância segurada, aumentar a franquia ou preencher o questionário de perfil do segurado com informações que influenciam a redução do preço, como o CEP do morador, se tem garagem ou filhos adolescentes.

Esqueça isso, pois todos esses artifícios prejudicam todos os envolvidos. Você pode ficar sem a indenização se ficar comprovada a má fé nas informações fornecidas para a seguradora; o corretor pode ser condenado pela justiça a te indenizar uma vez que ele é o seu representante legal; e a seguradora também perde, pois mesmo estando dentro do direito de negar a indenização, a imagem do produto diante da opinião pública fica arranhada.

É possível pagar menos pelo seguro apenas aproveitando as oportunidades oferecidas no mercado. Veja algumas dicas:

Negocie – O corretor tem liberdade para negociar a comissão e tem benefícios junto a seguradora, sendo um deles conseguir um desconto para o cliente rentável. Se você se encaixa nesta categoria, ótimo. Por isso vale a pena o choro. Mas não abuse, pois o profissional precisa ganhar para poder prestar um bom serviço para você.

Bônus - Este é um desconto clássico, que funciona há anos na indústria de seguros como um prêmio (prêmio mesmo) para os bons clientes. Quem não usa o seguro acumula bônus na renovação. No primeiro ano, 10% de desconto. A cada ano, mais 5%. A partir do sétimo ano, 40%. No ano em que usar o seguro, cai para a classificação anterior. Se tinha acumulado 30% de desconto, fica em 25%. O bônus é seu. Por isso, vai para onde você for.

Franquia – Todo seguro de carro tem uma franquia, que nada mais é do que a sua parte na hora de pagar a conta do conserto do carro. Quanto maior for a sua participação, menos pagará pelo seguro. Uma franquia de R$ 3 mil, por exemplo, já dá um bom desconto no preço total do seguro. Mas avalie se você tem caixa suficiente para arcar com esse custo em caso de um eventual acidente com o seu veículo. Se não tiver, o prejuízo de ficar com o carro parado pode quebrar o seu orçamento.

Respeito ao ambiente – A Mapfre, sócia do Banco do Brasil, dá desconto de R$ 113 para quem está com o carro em dia. Se passar na inspeção veicular, basta apresentar o comprovante para a seguradora. Mas avalie se realmente o preço final ficará melhor do que outras propostas. O HSBC também está ligado no planeta. Mas não dá desconto. Apenas repasse a uma ONG um percentual pago por você no seguro de carro.

Fidelidade – Boa parte das seguradoras dá desconto para manter o cliente. O percentual pode variar entre 5 e 10%. Os bancos também estão interessados em ter seus correntistas como segurados. Consulte seu gerente para saber se vale a pena. O Itaú e a Zurich, por exemplo, dão desconto para o segundo membro da família que tiver seguro na companhia. Outras seguradoras dão desconto para quem tem outros seguros, como de vida e residência.

Milhas – Outra forma de obter bons descontos é acumular pontos no cartão de crédito para gastar com a renovação do seguro. Tanto na Porto Seguro como no Itaú isso é possível. Se pagar com o cartão Visa na Porto, mais 5% de desconto no valor total do seguro.

Livre de multas – Aqui zero significa mais. A Porto Seguro dá desconto de 5% para quem está livre de multas de trânsito. Ela entende que você respeita as leis do trânsito e reduz o risco dela ter de pagar a indenização. Por isso, dentro da política ganha-ganha, você merece um benefício a mais do que os desatentos e que não respeitam as leis do trânsito.

Pacotes de empresas – Muitas seguradoras tem parcerias com o departamento de Recursos Humanos para ofertar descontos aos funcionários. Isso significa dizer que o funcionário compra o seguro do carro com tarifa de apólice em grupo. Essa parceria pode gerar desconto de até 30% comparado a um contrato individual. A Liberty é uma das maiores seguradoras em worsite, ou seja, venda de seguros para funcionários de empresas por meio de um site criado junto com o RH das empresas.

Dispositivos antifurto – O risco de ter um carro roubado é reduzido para aqueles veículos com alarmes ou rastreadores. Por isso, faça valer o seu desconto caso o seu veículo tenha tecnologia para afastar os ladrões.

Contratação online – o Banco do Brasil é um dos bancos que estimula a contratação do seguro online. Mas lembre-se que online fica mais difícil conseguir os outros descontos citados.

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