Breaking News

Entidade privada coordenará projeto de educação financeira

Fonte: Brasil Econômico

Após a publicação do decreto que instituiu oficialmente a estratégia nacional, instituições privadas que fazem parte da iniciativa se reúnem pela primeira vez para discutir questões relativas à criação da entidade

A assinatura do decreto que instituiu a Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef), em dezembro, deu o pontapé inicial para a criação de uma entidade privada, nos moldes do BRAiN (Brasil Investimentos & Negócios), que coordenará todas as ações de educação financeira e previdenciária sob responsabilidade da Enef.

Ontem, representantes de entidades privadas que fazem parte da Estratégia (Abrapp, Anbima, CNSeg, BM&F Bovespa, Febraban, Instituto Unibanco, entre outras) se reuniram em São Paulo para discutir os primeiros pontos relativos à criação da entidade.

"A intenção de criar uma entidade privada vem desde a formação do grupo de trabalho, em 2007. Como o decreto [que instituiu a Enef, nº 7.397] veio em linha como que estávamos discutindo, os planos foram mantidos", explica Patricia Monteiro, coordenadora e representante da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) no Comitê de Regulação e Fiscalização dos Mercados Financeiro, de Capitais, de Seguros, de Previdência e Capitalização (Coremec).

A Enef proposta por membros do Coremec, entidades privadas e outros entes governamentais é uma política de Estado, de caráter permanente e de âmbito nacional, cuja finalidade é promover a educação financeira e previdenciária, contribuir para o fortalecimento da cidadania, eficiência e solidez do sistema financeiro nacional, além da tomada de decisões conscientes por parte dos consumidores.

Atribuições Além de centralizar informações relativas à execução de cada programa ou ação permitindo o desenvolvimento de diagnósticos e relatórios de acompanhamento consolidado, a entidade a ser criada será responsável pelo desenvolvimento de conteúdos e metodologias voltados às escolas e ao público adulto.

A avaliação de alternativas de parceria para a execução da Enef está sob a responsabilidade da Previc.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario