Planejando o Sucesso da Corretora de Seguros em 2011
Por Samy Hazan (twitter: @samyseg).
Com a chegada do fim de mais um ano, começam a aparecer fórmulas infalíveis para o ano que se inicia, muitas delas repetitivas e, às vezes, óbvias de mais.
As pessoas se queixam muitas vezes de falta de tempo quando a falta de direção é, na realidade, o problema principal Com planejamento já passamos por dificuldades para chegar aos nossos objetivos, imagine um barco sem direção ou pior ainda sem uma direção alternativa ou o “Plano B”, como costumamos chamar.
O caminho do sucesso na indústria de seguros também é uma jornada que precisa de planejamento. Aliás, dizia um grande admirador da nossa indústria, Winston Churchill: “Aqueles que planejam fazem melhor do que aqueles que não planejam, ainda que raramente mantêem foco no plano”.
Assim, como em qualquer outro negócio, um planejamento formal e por escrito é essencial para se conquistar o sucesso a longo prazo. Para saber para onde estamos indo, precisamos saber como vamos chegar lá. Um bom planejamento é como um “mapa da estrada”: ela mostra o destino final e, geralmente, a melhor maneira de se chegar lá.
Resumindo: um planejamento formal por escrito é o esquema para o sucesso. Sem esse planejamento, é mais difícil alcançar o sucesso, ou até mesmo impossível. Toda a grande corporação tem um planejamento multifacetado mostrando o caminho que pretende seguir. Ele mostra como atingir suas metas ao mesmo tempo em que é capaz de avaliar se essas metas estão sendo alcançadas.
O planejamento é também é um processo de escolha entre as várias opções, ou seja, decidir entre as alternativas de produtos e serviços que vamos trabalhar e ao mesmo tempo, que não vamos operar.
Algumas coisas que não podem faltar em seu planejamento são:
- Missão - breve relato descrevendo suas metas e objetivos. Por que você está neste negócio?
- Metas financeiras - Os rendimentos da corretora e os seus próprios rendimentos – metas de crescimento, seguros novos, renovações, diversificação da carteira, vendas cruzadas e vendas incrementais.
- Estilo de Gerenciamento - seu estilo de liderança que seja eficiente em relação à equipe e também ajude a conquistar suas metas, motivar e inspirar as pessoas em relação aos objetivos da corretora de seguros.
- Escritório - localização, viabilidade, espaço necessário para conduzir as operações do dia-a-dia no horário de funcionamento.
- Equipamento telefônico e Mobilidade - o equipamento de comunicação apropriado, incluindo acesso à internet móvel, essencial para atingir as metas atuais e adequados ao futuro crescimento.
- Sistemas e Processos - essenciais para uma operação bem sucedida. Assim como um carpinteiro não pode chegar ao trabalho sem suas ferramentas, você também não deveria.
- Equipe - o aspecto mais relevante para se iniciar e administrar uma corretora bem sucedida é uma boa equipe no escritório, eles são importantíssimos para conduzir e apoiar suas operações do dia-a-dia. Aqui também estão incluídas as remunerações, benefícios e responsabilidades.
- Marketing , Vendas e Comunicação - Uma estratégia para divulgar e vender produtos financeiros e de seguros que você tenha a oferecer. Aqui também incluímos um bom mix de produtos e um plano para Redes Sociais.
- Procedimentos organizacionais e supervisão de prazos - Essenciais para que tudo seja feito de forma efetiva e dentro dos prazos, diariamente, inclusive minimizando os riscos da operação.
- Treinamento - necessário para que a equipe se mantenha sempre atualizada e para ajudar na implementação de novas idéias, auxiliando na retenção e crescimento da corretora.
- Controle de perdas - procedimentos capazes de monitorar e controlar perdas através de anotações apropriadas tanto nos novos negócios quanto nas renovações.
- Orçamento - orçamento total necessário para as operações de sua corretora. Isso também requer que você planeje as receitas para poder designar orçamentos para diferentes áreas de sua operação.
A intenção não é fazer uma lista completa de todos os itens que você gostaria que constassem no planejamento de sua corretora. Muitas empresas têm modelos de planejamentos estratégicos capazes de ajudá-lo a desenvolver um plano sob medida para você.
Seu plano deve também ser arrojado, mas ainda assim, viável. Desenvolva um plano capaz de ajudá-lo a alcançar suas metas de forma razoável, assim você não se desencoraja, terminando por abandoná-lo depois de deixá-lo de lado.
Certifique-se de incluir toda equipe e gerência ao desenvolver o planejamento porque é a adesão deles que vai garantir o seu sucesso. Isso é parte do desenvolvimento de um bom relacionamento com sua equipe e gerentes.. Fazendo parte de todo o processo, eles estarão mais aptos a seguirem as partes do plano que se aplicarem a eles assim como ajudá-lo numa implementação bem sucedida.
Formular um planejamento para a sua corretora e depois deixá-lo dentro da gaveta juntando pó é uma colossal perda de tempo. Seu plano pode ser o melhor do mundo, mas são apenas palavras ou sonhos se você não o colocar em prática. Para fazer isso, todos os procedimentos operacionais devem estar funcionando bem.
Em outras palavras, o planejamento não é nada mais do que um projeto daquilo que você pretende alcançar, mas, para executá-lo é preciso que você desenvolva mecanismos operantes capazes de implementá-lo.
Pense desta forma: quando você constrói uma casa, você não precisa apenas da planta (seu planejamento) do que você pretende construir, mas o pessoal e o equipamento necessários para realizar o seu projeto são igualmente essenciais.
Quando uma casa está sendo construída, pedreiros, eletricistas e o pessoal responsável por demais áreas como ar condicionado, etc, consultam, constantemente, a planta para acertarem a instalação na primeira tentativa.
Da mesma forma que o planejamento deve ser seguido, ele também deve ser constantemente revisitado e revisado para lidar com mudanças e circunstâncias novas.
Portanto, para ser um verdadeiro sucesso nesta área, você deve ter um planejamento formal e por escrito para a sua corretora e também os processos adequados para sua implementação.
Nossos objetivos só podem ser alcançados através de um planejamento, no qual devemos crer fervorosamente, e sobre a qual devemos agir vigorosamente. Não há outro caminho para o sucesso.
Feliz 2011 para todos!!!
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