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Redes sociais renovam mercado de Seguros

Fonte: VTN Comunicação

Em fase de expansão no segmento, ferramentas tecnológicas causam muitas dúvidas, mas, com multifuncionalidades, também encantam profissionais do setor

Para um consumidor comum, à primeira vista, tudo sobre o mercado de Seguros parece um “bicho de sete cabeças”. Desde a linguagem, considerada quase como um idioma de uma terra longínqua, até a grande quantidade de produtos oferecidos pelas empresas do ramo, a realidade é que o setor, mesmo superaquecido e com crescimento acima das expectativas, ainda encontra muitas dificuldades para disseminar a cultura de proteção e segurança.

É justamente nesse ponto que as mídias sociais chegaram para modificar a estrutura de trabalho de corretores, Corretoras e Seguradoras. Se antes a internet servia apenas como um espaço facilitador das atividades burocráticas, hoje, adaptar-se às novas ferramentas de convívio sócio-virtual, é uma das formas de inovar, diferenciar serviços, além de estreitar a relação com o segurado e futuros consumidores.

Apertar um botão e abrir uma “janela” no computador são atividades que oferecem um milhão de opções de navegação para o internauta. De olho na interatividade, a Porto Seguro tratou de integrar-se a todas as ferramentas sociais, como Orkut, Twitter, Facebook, LinkedIn, YouTube, Flickr e Yahoo. Para o analista de marketing da Seguradora, Antônio Mafra, cada uma delas exige interação e dinâmica de relacionamentos diferentes, mas todas facilitam o diálogo com os clientes. “Vimos nisso uma maneira de conviver socialmente, claro que transmitindo nossa missão e valores para este meio, e também procurando envolver o corretor de seguros dentro destas atividades”, disse.

Também presente no Twitter, criado em janeiro deste ano, a SulAmérica investe ainda em um portal interativo, que compartilha conteúdos de diversas áreas da empresa através de blogs, fórum, simuladores, jogos, entre outros. Segundo a Vice-Presidente de Recursos Humanos da empresa, Maria Helena Monteiro, o objetivo principal foi a possibilidade de divulgação de conteúdos relevantes da companhia, além de manter contato mais próximo com clientes e corretores parceiros. “O Twitter ajuda a identificar pontos positivos e negativos em nossa atuação, do ponto de vista do cliente e dá oportunidade da companhia tomar atitudes na hora certa. Esse acompanhamento nos permite intervir no momento que o segurado mais precisa e ajuda a evitar que o seguro seja um aborrecimento”, explicou.

Blogados

O potencial dos blogs como uma ferramenta de informação e aproximação ainda é novidade para o mercado de Seguros, mesmo sendo um dos brinquedinhos mais antigos da internet. A Tokio Marine, além de explorar os serviços oferecidos pelo Twitter, resolveu criar um movimento dinâmico de blogs. Durante os dois maiores eventos da companhia – Encontros Ouro e Diamante – a Seguradora cria um site específico, com informações e ações diferenciadas. Segundo o diretor de marketing da empresa, Bruno Vaz, as mídias sociais são importantes para a interação com os clientes. “À medida que essas mídias vêm ganhando cada vez mais destaque, aumenta também a sua importância. Além disso, essas ferramentas estão em conformidade com a diretriz da Tokio Marine, que consiste em estar cada vez mais próxima de seus parceiros de negócios”, contou.

Terreno firme

Seguindo o movimento de se integrar às novas ferramentas tecnológicas, a Marítima estuda a inserção nesse meio, já com a visão de que a comunicação com o público consumidor deva ser estratégica e planejada com consciência profissional. O diretor comercial da empresa, Mario Jorge Pereira afirmou entender que mais importante do que comunicar é aprender a ouvir a manifestação dos clientes. “Temos que usar as informações obtidas através das mídias com inteligência para melhorar os níveis de qualidade de nossos produtos e serviços”, sugeriu.

A Capemisa também está se preparando para ampliar sua atuação nas mídias sociais. Presente apenas no Facebook desde o início do ano, a Seguradora traçou como um das metas para 2011 entrar no Twitter, que deverá ser vinculado ao novo site em projeção da empresa. Para o presidente da companhia, José Augusto Tatagiba, a internet é uma realidade muito forte no Brasil de hoje e deve ser explorada. “As pesquisas indicam que o país é o 5º com maior número de conexões à Internet e temos mais de 67 milhões de internautas”, contou.

Desafios à vista

O momento é propício para alinhar as operações de Seguro às ferramentas sociais, mas, mesmo as empresas que ainda não estão em franca atuação neste território acumulam dúvidas da melhor maneira de utilizar as novas mídias e contribuir para o crescimento das companhias. Para Vaz, da Tokio Marine, “uma das maiores dificuldades é entender como podemos impactar corretores e clientes, ao mesmo tempo, de forma assertiva”. Maria Helena Monteiro, da SulAmérica, preocupa-se com a dificuldade de estabelecer um padrão interno de resposta e solução de problemas em tempo real. Já Tatagiba, da Capemisa, vê a dificuldade de expandir a cultura dos Seguros como um fator negativo para a associação a essas ferramentas.

Grande família

Além do Twitter, o Grupo Bradesco Seguros lança em outubro sua rede social interna. Criada com o objetivo de possibilitar interação e estreitar o relacionamento entre colaboradores de todas as dependências, a rede social corporativa Você em Boa Companhia permite que os usuários agendem eventos, compartilhem fotos, criem comunidades sobre diferentes temas e reúnam amigos.

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