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Setor depende de inovação para crescer

Fonte: Brasil Econômico

A liderança no segmento está ligada à experimentação em produtos e relação com clientes

Consumidores ativos e mais informados, o surgimento de companhias de seguros parcial ou totalmente virtuais, demanda por produtos personalizados (o que exigirá flexibilidade e adaptação) e, ao mesmo tempo, buscar eficiência por meio de automação de processos, o que demandará uma padronização praticamente industrial.

Essas são as quatro tendências que moldarão o mercado de seguros segundo o estudo "Seguros 2020 - Inovando alémdos velhos modelos", preparado pelo IBM Institute for Business Value. Segundo o documento, essas quatro tendências desafiarão as seguradoras até o final dessa década e forçarão a indústria a inovar.

"Sem experimentação, as seguradoras serão pegas pelo velho ciclo de otimização de processo.

Isso temvigorado por tantos anos que se desenvolveu uma barreira para a inovação", diz o estudo, assinado por James Bisker, do IBM Institute for Business Value.

Tomar a dianteira do setor exigirá experimentação não somente nos modelos de operação e processos, mas sobretudo nos produtos e na relação com os clientes, diz o estudo.

Para Roberto Ciccone, líder da área de seguros da IBM no Brasil, as companhias têm que inovar, principalmente no relacionamento com os clientes.

"No Brasil, tem aquela velha história de que o cliente é do corretor e não da seguradora".

Segundo ele, as seguradoras não têm uma visão única do cliente, o que facilitaria bastante o relacionamento.

"As companhias organizam os clientes por silos de produtos, por isso a mesma pessoa está cadastrada em várias áreas da seguradora, mas ela que não consegue reconhecê- la", alerta Ciccone.

Segundo o estudo, a indústria de seguros precisa desviar o foco do produto para o cliente.

"No mundo altamente conectado de 2020, os segurados terão acesso muito maior aos produtos e maior capacidade para tomar decisões por sua própria conta", diz o levantamento.

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