Breaking News

SP: transexuais poderão usar SUS para cirurgia de retirada do útero

Fonte: SEG Noticias

A partir do fim deste mês, cirurgias para remoção de útero de transexuais começarão a ser feitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado de São Paulo. Os interessados serão atendidos pelo Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais do Centro de Referência e Treinamento em Doenças Sexualmente Transmissíveis, na capital paulista. Após exames iniciais, os pacientes serão encaminhados para o Hospital Estadual Pérola Byington, onde será feita a histerectomia (retirada do útero). O hospital será capaz de fazer até 100 histerectomias por ano.

A secretaria também planeja iniciar o atendimento para cirurgia de retirada de mama. Um hospital de referência para a mastectomia em transexuais deverá ser definido nos próximos meses.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou resolução sobre a assistência a transexuais no Brasil em setembro de 2010. Apenas a retirada de mamas, ovários e útero, no caso das mulheres que se sentem homens, foi permitida porque o tratamento de neofaloplastia (construção do pênis) só é permitido em caráter experimental.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario