Breaking News

Escola Nacional de Seguros lança terceiro volume da série Microsseguro

Fonte: Boletim Acontece

Já está disponível para download no site da Escola Nacional de Seguros (www.funenseg.org.br) o terceiro volume da série de pesquisas sobre microsseguro, intitulado “Microsseguros no Brasil - Buscando uma Estratégia para Desenvolvimento do Mercado”. O estudo foi encomendado ao Centre for Financial Regulation and Inclusion (Cenfri).

O livro apresenta um diagnóstico independente do mercado de microsseguros no Brasil sob os aspectos do seu desenvolvimento e regulamentação. Ele foi realizado a partir de duas visitas de especialistas do Cenfri ao país, em 2009, com o apoio de uma série de discussões em grupo realizadas no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Fortaleza.

Também teve por base a análise de dados sobre o uso de serviços socioeconômicos e financeiros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A Superintendência de Seguros Privados disponibilizou sua base de dados sobre novas linhas de produtos relevantes para o microsseguro para análise dos pesquisadores.

» Principais constatações

Entre as principais constatações, a pesquisa revelou que o mercado potencial do microsseguro no país é de 23 a 33 milhões de clientes. Já o seu mercado-alvo é de 128 milhões de indivíduos das classes C e D. Os principais canais de distribuição são bancos, varejistas e contatos por mala direta ou Call Center.

Embora haja corretores envolvidos em todos esses meios, o maior volume de vendas tem sido realizado por empregados de terceiros, como os varejistas, para os quais os rendimentos obtidos com a venda de seguros constituem uma receita adicional, mas não uma fonte primária de rendimentos.

Os prêmios mensais podem ser tão baixos quanto R$ 2 e podem chegar a R$ 50. As indenizações asseguradas podem chegar a R$ 50.000 para seguros de moradia ou de vida, R$ 20.000 para acidentes pessoais e abaixo de R$ 4.000 para assistência funeral. O cliente é bem informado, vivendo uma nova realidade, mas que não prioriza os seguros.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario