Breaking News

Central nuclear de Fukushima está sem seguro desde agosto

Fonte: Revista Apólice

Os riscos patrimoniais - instalações e reatores - da usina nuclear de Fukushima, no Japão, não contam com a proteção do seguro desde agosto do ano passado. Segundo uma fonte informou à agência de notícias AFP, a companhia japonesa de eletricidade Tokyo Electric Power (TEPCO), proprietária e operadora da central, decidiu não renovar a apólice de seguro para eventuais danos nas instalações por considerar o preço muito elevado.

Embora os operadores não sejam obrigados a contratar uma proteção securitária para os danos que um acidente venham causar na infraestrutura da central, a Lei os obriga a adquirir uma cobertura para terceiros. De acordo com a AFP, para Fukushima, a lei japonesa estabelece um teto de indenização de 120 bilhões de ienes, cerca de 1,040 bilhão de euros.

No entanto, riscos como terremoto e tsunami são excluídos da cobertura de catástrofes naturais nas seguradoras. Como o Japão aderiu aos princípios da convenção de Paris, que exonera a operadora de uma indenização em caso de "cataclismo natural com caráter excepcional", o prejuízo do desastre deverá sair das contas do Governo.

Dos seis reatores da central de Fukushima Daiichi, quatro deles tiveram seu sistema de resfriamento danificado pelo tremor seguido de tsunami, ocorrido em 11 de março. Desde então, o pânico cresceu com os riscos de grandes vazamentos radioativos na atmosfera.

Com Agências Internacionais

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario