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Projeto Maestro Capemisa leva música clássica para todo o Brasil

Fonte: Print Comunicação

O primeiro concerto será em Americana (SP), dia 27 de março, às 21h, com o Maestro Laércio Diniz acompanhado da Orquestra Sinfônica Municipal de Americana e como solista a violoncelista Ana Maria Chamorro.

O Projeto “Maestro CAPEMISA” de música clássica realizará, este ano, uma série de concertos em diversos estados do Brasil com as melhores orquestras sinfônicas profissionais do País. Na temporada de 2011, as orquestras participantes serão regidas pelo gabaritado maestro e diretor artístico da Orquestra Filarmônica do Brasil, Laércio Sinhorelli Diniz.

Com o patrocínio da CAPEMISA Seguradora de Vida e Previdência, uma das principais seguradoras do País, o projeto tem como objetivo principal popularizar a música clássica e descentralizar os patrocínios promovendo concertos não só em uma ou duas cidades, mas em vários estados do Brasil. O regente Laércio entrará na programação como convidado e as orquestras participantes terão os custos do maestro pagos pela Seguradora, o que permitirá que o evento seja estendido para além do eixo Rio-São Paulo.

O primeiro concerto terá lugar em Americana (SP), dia 27 de março, às 21h, com a participação da Orquestra Sinfônica Municipal de Americana e como solista a violoncelista Ana Maria Chamorro. No programa, Wolfgang Amadeus Mozart /Abertura da Ópera Don Giovanni, Joseph Haydn/Concerto em do maior para violoncelo e Orquestra Solista: Ana Maria Chamorro e Ludwig van Beethoven Sinfonia n 7 em la maior, op 92.

Estão ainda, na lista do projeto 2011, as cidades:
• - RIO DE JANEIRO
• - NITERÓI
• - SÃO PAULO
• - CAMPINAS
• - PORTO ALEGRE
• - CURITIBA
• - BRASÍLIA
• - BELO HORIZONTE
• - SALVADOR
• - RECIFE
• - JOÃO PESSOA
• - MANAUS

PROJETO SOCIAL DA CAPEMISA SERÁ BENEFICIADO COM PALESTRAS

Não só as orquestras do Brasil serão beneficiadas pelo projeto, mas também famílias que vivem abaixo da linha da pobreza. Durante a semana em que estiver regendo, Laércio visitará o núcleo do projeto social da CAPEMISA (o Lar Fabiano de Cristo existente em todo o Brasil) mais próximo da cidade onde estiver acontecendo o evento e realizará palestras didáticas sobre música, levando estímulo, informação e carinho a crianças carentes.

A CAPEMISA investe parte dos seus resultados em seus projetos sociais, como o Lar Fabiano de Cristo. Em 2010, mais de 55 mil pessoas foram assistidas – especialmente crianças e idosos – em programas contínuos de alimentação, atendimento médico e odontológico, apoio educacional, cursos profissionalizantes, auxílio psicológico e ações de cidadania.

Maestro Laércio Sinhorelli Diniz

Maestro e Diretor artístico da Orquestra Filarmônica do Brasil, Laércio Diniz foi bolsista do governo Alemão (DAAD) tendo aulas, entre outros, com Saschko Gawriloff (Spalla da Orquestra Filarmônica de Berlin) e com o prestigiado quarteto de cordas “AMADEUS”, em Colônia. Na Alemanha, foi professor de violino e trabalhou, entre outras, com a Heidelberger Kammerorchester tendo atuado como spalla e solista e realizando em cinco anos mais de 500 concertos por todos os países da Europa Ocidental.

De volta ao Brasil em 1995, ingressou como chefe de naipe da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo. Formou e dirigiu vários grupos de música de câmara com os quais tem mais de 10 CDs gravados e realizou concertos na Alemanha e na América do Sul com estes grupos. Foi professor de violino dos mais importantes festivais internacionais de música no Brasil e da Faculdade FMU/FAAM.

Em 2005, inicia sua carreira como Regente, tendo como mestres Abel Rocha, Roberto Tibiriçá e Isaak Karabchewsky. Maestro e Diretor artístico da "Orquestra do Pateo do Colégio”, Regente Adjunto da Orquestra HSBC. Maestro e Diretor musical do Festival internacional de São José do Rio Preto. Diniz apresentou-se como Spalla e maestro adjunto da Bachiana Chamber Orchester nos mais importantes teatros do Brasil.

Em 2008, realizou sua estreia internacional como maestro no Carnegie Hall em Nova York voltando no ano seguinte à mesma cidade para reger no Lincoln Center tendo como solistas o pianista de Jazz David Brubeck com grande sucesso de público e crítica. Regeu também artistas como Arthur Moreira Lima, Milton Nascimento, João Carlos Martins, Diana King e Cris Brubek. Em 2010, regeu as óperas “A Flauta Mágica”, de Mozart e “La Serva Padrona”, de Pergolesi e foi convidado para gerenciar a orquestra da Companhia de Ópera Brasileira do Maestro John Neschling. Em 2011, foi convidado para reger a produção da ópera “Carmen”, de Bizet.

Orquestra Sinfônica de Americana

A Sinfônica de Americana é formada por instrumentistas profissionais e foi uma das primeiras instituições do gênero a surgir em uma cidade do interior.

Fundada na década 80, tem dedicado seu trabalho à formação de público, tendo como estratégia a difusão da música em suas várias tendências e estéticas, através de programas como: Concertos Clássicos, Óperas, Encontro com a Sinfônica, Concertos Comunitários, entre outros, sempre apresentando obras de conhecidos compositores populares e eruditos.

A Prefeitura de Americana tem mantido este patrimônio da cidade da melhor forma possível. Como justificativa temos estes 25 anos de existência, pois a Administração Municipal reconhece sua importância e procura mantê-la em constante atividade.

Atualmente a cidade Americana é rota quase obrigatória de alguns dos principais programas sinfônicos e operísticos.

ANA MARIA CHAMORRO - VIOLONCELISTA

Natural de São Paulo, Ana estudou com Zigmund Kubala na USP. Na Alemanha prosseguiu seusestudos com Eduardo Vassalo, Friedmman Dahn e Joachim Griesheimer, e musica de câmara com o Quarteto Amadeus. Foi professora da Escola de Música de Wiehl e integrou diversas orquestras Alemãs. Foi também primeiro violoncelo da Tippet Ensamble e violoncelo solo da Heidelberger Kammerorchester, com a qual se apresentou regularmente durante cinco anos em grande parte dos países europeus. Gravou em vários Cds peças para violoncello e piano. Ana foi primeiro violoncelo da Bachiana Chamber Orquestra, tendo se apresentado no Carnegie Hall e no Lincon Center em Nova York. Atualmente é violoncelo solo da Orquestra de Câmara Engenho Barroco, do quarteto de cordas Aureus e da Orquestra Filarmonica do Brasil.

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