Breaking News

Carlyle prepara abertura de capital da Qualicorp para meados do ano

Fonte: Valor Econômico

A Qualicorp, corretora de planos de saúde comprada por fundos da gestora de fundos de participação Carlyle em julho do ano passado, vai abrir o capital na bolsa de valores, em uma oferta de ações que deve sair em meados deste ano.

Segundo o Valor apurou, a Qualicorp planeja captar recursos com investidores para fazer a aquisição de concorrentes em um setor bastante pulverizado. Entretanto, além do dinheiro novo que ingressará na empresa, os sócios atuais também aproveitarão a oferta para vender parcela de suas ações.

Os fundos do Carlyle possuem 70% da corretora, enquanto o restante está nas mãos de José Seripieri Júnior, fundador da companhia. Procurada pela reportagem, a empresa disse que não comentaria a informação.

A oferta de ações será coordenada pelos bancos Goldman Sachs, Credit Suisse, Merrill Lynch e também pelo Bradesco BBI, instituição que financiou para o Carlyle parte da aquisição da Qualicorp.

A estreia da Qualicorp em bolsa já estava nos planos da corretora desde o ano passado. A General Atlantic, gestora que compra participações em empresas e que detinha 40% da Qualicorp, avaliava há um ano a venda de papéis para a captação de recursos. Porém, com a proposta do Carlyle, que avaliou a companhia em US$ 1,2 bilhão, os planos acabaram sendo abortados.

O negócio da Qualicorp é vender planos de saúde de terceiros para pessoas físicas e jurídicas, atuando como uma espécie de corretora. Com isso, apesar de tirar proveito da expansão do setor de saúde no Brasil, a Qualicorp passa livre a regulação que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) impõe às operadoras. Produtos de empresas como Bradesco, Unimed, Golden Cross e Omint são ofertados hoje pela Qualicorp.

Um impulso adicional à atividade da corretora veio com uma medida anunciada pela ANS em 2009. Pelas novas regras, os planos de saúde por adesão - aqueles feitos por meio de entidades de classe - precisam ser administrados por uma empresa especializada, como a Qualicorp. Isso abriu uma grande oportunidade de mercado para as corretoras de planos de saúde, uma vez que os planos por adesão era um dos que vinham registrando maior índice de crescimento. Outras empresas do setor são a Aon, que recentemente passou a prestar esse tipo de serviço, além da BenCorp (do fundador da DentalCorp) e da B2Saúde.

Para ganhar o consumidor pessoa física, que ainda pouco conhece seus serviços, a Qualicorp vem colocando no ar uma campanha no horário nobre da televisão.

Para dar fôlego ao projeto de crescimento, há um ano, a Qualicorp tirou Heráclito de Brito Gomes Júnior da presidência da Bradesco Saúde para comandar as operações da corretora.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario