Breaking News

Rentabilidade das empresas melhora, mas quase empata com os juros

Fonte: Último Segundo - IG

Rentabilidade das empresas melhora, mas quase empata com os juros

A taxa de retorno oferecida pelas empresas no Brasil aproxima-se da taxa básica de juro, o que mostra que ser empresário no País muitas vezes pode não ser um bom negócio. Um levantamento feito pela Austin Rating com 332 companhias de 35 setores listadas na Bolsa de Valores mostrou a rentabilidade média das companhias foi de 12,7% no ano passado, melhor que a obtida em 2009, quando a taxa de retorno foi de 11,3%.

Setor financeiro é o mais rentável

O setor financeiro, formado pela Cielo e pela Redecard, apresentou o melhor resultado - um rendimento de 124%. Em seguida, vêm os setores de bebidas e fumo (34%) e mineração (26%). "As operadoras de cartão ganham com uma mudança nos meios de pagamento no Brasil, que representa um amadurecimento da economia do País", diz Agostini.

Outros setor que também tiveram boa rentabilidade foram o industrial (máquinas e equipamentos), com uma taxa de retorno de 19%, e seguradoras, com 16,8%.

Os piores retornos

As securitizadoras tiveram o pior desempenho - uma rentabilidade negativa de 3,1%. "Foi um setor que sofreu muito no início de 2010, ainda com os reflexos da crise", diz Agostini. Ao todo, 16 setores tiveram rendimentos abaixo da taxa Selic.

Na lista de empresas com taxas de retorno inferiores a 10% estão os setores de açúcar e álcool (9,7%), têxtil (5,3%), fertilizantes (4,1%) e papel e celulose (6,5%).

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario