Breaking News

Trânsito no Brasil mata 13 vezes mais do que em países ricos

Fonte: Exame

Estudo da USP de São Carlos mostra que, em 2008, houve 57 mortes por bilhão de quilômetros rodados no Brasil; na Suécia, este índice foi de 4,4 mortes

Segundo a pesquisa, países mais pobres priorizam outras áreas que não a infraestrutura das vias

São Paulo - Uma pesquisa feita pelo Núcleo de Estudos de Segurança do Trânsito (Nest) da USP de São Carlos, em São Paulo, mostra que o risco de morrer em um acidente de trânsito no Brasil chega a ser até 13 vezes maior do que nos países desenvolvidos como a Suécia.
Leia Mais

Para chegar a este resultado, os pesquisadores utilizaram números de mortos no trânsito divulgados pelo Ministério da Saúde e órgãos equivalentes de outros países. A quantidade de vítimas fatais foi dividida pelo total de quilômetros rodados (em bilhões) nas estradas do país, chegando ao número-índice.

Em 2008, último ano com todas as informações disponíveis, o Brasil apresentou uma média de 57,72 mortes por bilhão de quilômetros rodados. Situação bem diferente do que foi observado na Suécia, por exemplo, onde a média foi de 4,40 mortes.

"O Brasil está em uma situação gravíssima, com um índice de mortes por bilhão de quilômetros", diz o professor Coca Ferraz, coordenador do estudo. Ele explica, entretanto, que os resultados não foram surpreendentes. Segundo o professor, quanto menor a riqueza do país, maior o índice de mortes no trânsito.

Isto acontece porque, nas economias em desenvolvimento, algumas necessidades básicas da população ainda não foram supridas. Boa parte do investimento dos governos é direcionada para melhorar as condições de saúde, educação, alimentação e saneamento. Assim, obras de infraestrutura como a construção e conservação de vias perdem posições na lista de prioridades.

Veja os índices de mortes no trânsito por bilhão de quilômetros rodados em diferentes países:

Brasil                 57,72
França                 7,80
Japão                  7,70
EUA                   7,10
Alemanha            6,00
Reino Unido       4,60
Suécia                4,40

O mesmo raciocínio usado para os países, segundo Ferraz, pode ser aplicado aos estados brasileiros. O estudo do Nest mostra que os estados do Nordeste, mais pobres, têm índices maiores de mortalidade no trânsito se comparados aos do Sul e Sudeste.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario