Breaking News

Apólice garante riscos de inadimplência em projetos de energia solar

Fonte: Revista Apólice

Apesar do crescimento da geração de energia a partir de fontes renováveis, com destaque para a solar (também conhecida como fotovoltaica), operadores enfrentam dificuldades para obter financiamentos para projetos e sistemas. E a tendência é que a demanda aumente em todo o mundo. Relatório Especial sobre Fontes de Energias Renováveis e Mitigação das Mudanças Climáticas (SRREN, na sigla em inglês) pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) mostra que até 2050, 77% de toda a energia produzida no mundo poderá vir de fontes renováveis, caso haja apoio correto de políticas públicas.

Atenta a este cenário, a Marsh acaba de desenvolver um contrato de seguro que oferece proteção para riscos de inadimplência nas garantias de longo prazo fornecidas por fabricantes de módulos solares como base para a aprovação do financiamento. O produto visa melhorar a viabilidade financeira dos sistemas fotovoltaicos, especialmente quando combinado com uma apólice de seguro all-risks contra danos à propriedade e menor geração de energia. De acordo com Michael Härig, líder da equipe de energia da Marsh Alemanha e desenvolvedor de soluções para cobertura de projetos fotovoltaicos, os projetos que buscam expandir a produção de energia solar estão cada vez mais preocupados com sua capacidade de obter financiamento. "Além de melhorar as capacidades de financiamento, este novo contrato pode ajudar nas negociações sobre os níveis das taxas de juros, oferecendo oportunidades para economias adicionais. À medida que mudam os riscos, é mandatório que o mercado de seguros ofereça este tipo de solução de cobertura customizada e não coberta pelo seguro tradicional", explica o executivo.

Os módulos representam cerca de 60% dos custos de um sistema fotovoltaico. Segundo comunicado da Marsh, os fabricantes de módulos fornecem aos seus clientes uma garantia de performance de longo prazo, geralmente de 25 anos. Porém, a retenção do valor de uma garantia depende da sobrevivência do fabricante e de sua capacidade de pagamento. Se o fabricante do módulo tornar-se insolvente, não só não haverá direito de regresso, mas o seguro de garantia de performance contratado pelo fabricante também expirará quando ele parar de pagar os prêmios.

Além disso, a seguradora não pode rescindir o contrato dentro do prazo de 25 anos. As apólices estão sujeitas a uma avaliação técnica dos módulos e da tecnologia utilizada e a um rating de crédito e análise de mercado do fabricante do módulo.

Aline Bronzati
Revista Apólice

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario