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Capitalização: Aposta sem o risco de perder tudo

Fonte: Valor Econômico

por Andréa Hafez Gustavo

Principais empresas do setor distribuíram em 2010 R$ 602,9 milhões entre 40 milhões de clientes

O princípio dos títulos de capitalização é casar disciplina com sorte. Trata-se de um produto que combina as características de um instrumento financeiro - os valores poupados se acumulam e são restituídos em determinado prazo, totalmente ou parcialmente com o de loteria, pois os consumidores concorrem a vários sorteios durante a duração do plano adquirido. A receita desse segmento de mercado em 2010 foi de R$ 11,78 bilhões, 16,6% superior ao ano anterior. As 13 principais empresas do setor, associadas à Federação Nacional de Capitalização (FenaCap), distribuíram R$ 602,9 milhões em prêmios, para 341 mil sorteados, num universo de 40 milhões de clientes. Para este ano a projeção é de alta de 15% na receita. No primeiro bimestre do ano os números superaram R$ 1,9 bilhão, alta de 19% em relação ao mesmo período de 2010.

Dos três tipos de títulos de capitalização comercializados, o mais procurado é o tradicional, que restitui 100% dos recursos, mais a TR (Taxa Referencial, que recompõe parte do valor monetário). Esse tipo representa 90% do setor. Há outro cujo modelo é semelhante ao das loterias, sem o compromisso de resgatar os valores pagos, que representa 7% do mercado. Os planos de incentivo detêm uma fatia de 3%.

"O setor tem criado soluções diferenciadas" diz Carlos Infante de Castro, vice-presidente da FenaCap. Os títulos são utilizados como garantia de aluguel, apoio a projetos socioambientais, em promoções e na contratação de seguros. O público alvo está nas classes C e D. O baixo custo em média R$.26oferece aos clientes uma primeira experiência no mercado financeiro. Líderes como BrasilCap (corn 23,3% da receita do mercado), Bradesco (21,1%) e Itaú Unibanco (14,7%) só trabalham com produtos tradicionais.

Em 2010 a Brasilcap obteve uma receita de R$ 2,7 bilhões e lucro de R$ 110 milhões. Sorteou R$110,8 milhões a 30 mil clientes. A linha Ouro Cap, que domina 97% do seu segmento,é distribuída nas agências do Banco do Brasil, seu principal parceiro. Primeira no ranking há l5 anos, a BrasilCap procura avançar com inovações. É o caso do título que serve como garantia de aluguel. Quem não tem fiador adquire um plano que irá durar o período do contrato de aluguel. Além de participar de sorteios, ao final do contrato de locação, se não houver pendência financeira, o locador resgata os valores. "Há várias formas de se:utilizar os títulos, que oferecem outros benefícios aos consumidores", afirma Natanael de Castro, diretor comercial da BrasilCap.

A Bradesco Capitalização exibe uma carteira de 2,5 milhões de clientes, com mais de 5,7 milhões de títulos de capitalização. Em 201Ó a instituição lucrou R$235 milhões e distribuiu R$59 milhões em prêmios. O carro-chefe Família Pé Quente é um produto do tipo tradicional e tem planos cujos valores pagos começam a partir de R$8 mensais.

Um dos destaques dessa família de títulos da Bradesco são os planos vinculados a atividades socioambientais. "Esses produtos representam urn terço dos Pé Quente negociados", afirma o presidente da Bradesco Capitalização, Norton Glabes Labes. Uma parte dos recursos desses produtos é repassada para as instituições SOS Mata Atlântica, Instituto Ayrton Senna, Fundação Amazônia Sustentável e Instituto Brasileiro de Controle do Câncer, com quem a empresa tem parceria.

A distribuição de títulos do Itaú Unibanco é realizada nas agências do próprio banco. Seu produto principal é o PIC, que responde por 90% do faturamento. "Para ampliar as vendas vamos oferecer mais transparência e dobrar os sorteios neste ano" afirma Fabiana Telles, gerente da área. Os outros 10% da receita com capitalização advêm dos produtos de incentivo. "Nessa linha.atuamos dentro do próprio grupo", explica. Ao adquirir um seguro de vida de R$ 100 rnil com a Itaú Unibanco Seguros, o cliente pode ganhar o direito de participar de um sorteio semanal, no mesmo valor do seguro.

O segmento de produtos de incentivos ainda é tímido, em torno de 3% do setor, embora seja urn dos nichos que mais crescem, segundo Carlos Infante de Castro. "É um instrumento que pode ser usado nas promoções das empresas", afirma. Uma concessionária de energia, por exemplo, pode incentivar a adimplência dos consumidores distribuindo títulos aos bons pagadores. Nesse caso, o mais importante é o prêmio do que o valor resgatado pela empresa.

A Icatu Seguros trabalha muito nessa linha de produtos. "Temos planos voltados para seguros, cartões de crédito e até para recarga de cëlular", L.abes,da afirma Gustavo Rosa, gerente de capitalização da Bradesco; Icatu Seguros. "Os títulos de incentivós ainda estão produtos vinculados a produtos financeiros, mas o objetivo vinculados a é buscar novos parceiros a partir da elaboração de ações sociais e novas aplicações."

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