Breaking News

Franquias mais elevadas diminuem acidentes rodoviários

Fonte: Jornal de Notícias - Portugal

O economista José Carlos Pedro defende no seu livro "As Franquias nos Seguros: Preços Versus Comportamentos" que, se as franquias dos seguros forem mais elevadas, haverá menos acidentes rodoviários.

Através de fórmulas matemáticas que apresenta na publicação, o economista notou que o agravamento do valor do prémio não seria suficiente para impedir, na quantidade desejada, uma variação significativa do número de acidentes.

À agência Lusa, Carlos Pedro, docente do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, explicou que, se à diminuição de participações de sinistros corresponder uma idêntica diminuição de acidentes, afirma-se que "a percentagem de acidentes evitados será tanto maior quanto mais elevado for o valor da franquia".

"Isto resulta, quer da experiência vivida no terreno, quer dos resultados do estudo, apesar de ter sido sustentado apenas em duas companhias de seguros", explicou.

O economista referiu ainda defender a personalização, ainda "mais do que o aumento das franquias", para reduzir o número de acidentes.

Essa personalização traduz-se na "possibilidade de serem as pessoas a escolherem até que valor estão dispostas a assumir os seus riscos".

"Ninguém melhor do que o consumidor se conhece a si próprio para estabelecer as suas próprias metas. A sua evolução comportamental permitiria fazer os ajustamentos necessários ao longo do período de cobertura de riscos", disse.

José Carlos Pedro argumentou que o aumento da responsabilidade, provocada pelo acréscimo de franquia, "não só permite diminuir, ou pelo menos não aumentar, o prémio como libertará fundos que as companhias de seguros poderão utilizar noutras aplicações".

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario