Breaking News

Ser gentil no trânsito dá desconto no seguro

Fonte: Diário de Pernambuco - PE

Trânsito menos agressivo também ajuda o mercado de seguros, que reduz gastos.

Se um motorista sem noção buzina enlouquecidamente atrás de você assim que o sinal fica verde, o que você faz? Respira fundo, conta até dez, engata a primeira e segue em frente? E se outro motorista ainda mais sem noção invade a faixa na sua frente sem nem ligar a seta? Se a sua reação, mais uma vez, for a de deixar para lá (mesmo que, em pensamento, você xingue o sujeito até a quinta geração), parabéns. Você é um motorista gentil. E pode até sair no lucro por isso.

Dentro da campanha Trânsito Gentil, iniciada dois anos atrás no estado de São Paulo, a seguradora Porto Seguro Auto lança agora no mercado pernambucano o benefício Zero Ponto. Clientes sem pontos na carteira de motorista ganham automaticamente 5% na contratação do seguro ou na renovação dele. O desconto, que foi iniciado em 1º de maio, vale para contratos de automóveis de passeio, pick-up"s, esportivos, motocicletas e táxis.

Segundo a direção da Porto Seguro, nos nove primeiros dias úteis de campanha, 9% dos segurados em Pernambuco se beneficiaram com o desconto. "A média do seguro hoje em Pernambuco fica entre R$ 800 e R$ 1.000. O desconto acaba sendo bom para o cliente, que pode economizar. A campanha Trânsito Gentil ajuda a melhorar a educação dos nossos motoristas", diz Rinaldo Lima, gerente da sucursal Pernambuco da Porto Seguro.

As apólices podem ser diferentes - para mulheres, homens casados com filhos, homens solteiros sem filhos. Mas todos têm direito ao desconto. Desde que não tenham pontos na carteira. O benefício vale por todo o contrato. Se durante este período o motorista for multado, perde o desconto na renovação. Mas pode voltar a ter o benefício quando a carteira fica zerada outra vez (lembrando que os pontos são zerados após 12 meses da data da infração).

Ao menos na teoria, não é tão difícil se controlar, ficar sem levar multas e se tornar um motorista mais gentil e educado. De acordo com o Detran-PE, a principal causa de infrações é dirigir acima da velocidade permitida. Só entre janeiro e março deste ano, foram mais de 33 mil autuações. Atravessar o sinal vermelho ocupa o segundo lugar, com mais de 11 mil multas. A medalha de bronze foi para o uso do celular ao volante, com mais de 7 mil registros no primeiro trimestre.

Além de São Paulo e Pernambuco, o benefício Zero Ponto já é oferecido pela Porto Seguro nos estados do Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais. "A expectativa da empresa é a de chegar a todos os estados brasileiros até o fim do ano", afirma Rinaldo Lima. O trânsito menos agressivo também ajuda o mercado de seguros. Com menos colisões, a quantidade de sinistros diminui (e o gasto das seguradoras). Segundo Lima, a empresa ocupa atualmente a quarta colocação no mercado pernambucano, com 12%. Pretende crescer entre 15% e 20% até o fim do ano.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario