Um diagnóstico do setor de saúde suplementar .
Fonte: Jornal do Corretor de Seguros
Um dos ramos mais importantes do mercado segurador brasileiro é o de saúde, cuja consolidação se deve, em grande parte, à queda de qualidade no atendimento médico público. Recentemente, porém, sucessivas discussões legais, envolvendo desde reajuste de preços até o real alcance das coberturas, têm causado preocupação, tanto para o consumidor como para as empresas.
Uma análise do ramo, feita com a participação da Comissão Saúde do Sincor-SP, coordenada por Luiz Ioels, concede importantes dicas para o corretor de seguros que almeja. o sucesso na comercialização de produtos neste setor.
Receita do Segmento
Em 2010, o ramo de seguro saúde faturou R$ 14 bilhões, registrando um crescimento de 84%, desde 2004. O aumento, apesar de expressivo, foi menor do que a expansão do setor de seguros no período.
Nos últimos anos, o segmento de Saúde gerou pelo menos dois grandes fatos importantes para o mercado. Um deles: o crescente desinteresse das seguradoras em negociar o produto individual. Possivelmente, este foi o principal fator que explica a menor taxa de crescimento. O outro: a expansão na área odontológica. Em 2010, a quantidade de beneficiários de empresas que negociam produtos exclusivamente odontológicos ultrapassou o patamar de quase 14 milhões (contra 2,8 milhões em 2000, por exemplo).
Ao final de 2010, o montante chegou a quase 6 milhões de beneficiários (somente seguro saúde). Na área de seguro , saúde, a taxa de sinistralidade tem sido, em média, de 80 a 85%. Em comissionamento, as taxas têm sido de, aproximadamente, 5%.
DICAS PARA OS CORRETORES DE SEGUROS
A seguir, algumas dicas para os corretores de seguros que já atuam ou pretendem ingressar no ramo:
Como dica básica, o corretor deve sempre conhecer os produtos disponíveis e prospectar a sua carteira.
Frequentar cursos, palestras e treinamentos sobre o assunto oferecidos pelas operadoras, Funenseg e Sincor-SP.
Oferecer para o segurado, individual ou empresa, as operadoras que melhor se enquadrem para aquele perfil de cliente tais como: região de cobertura (regional ou nacional), hospitais, padrão de conforto, laboratórios se há reembolso por livre escolha ou somente rede referenciada, etc
Oferecer seguradora e/ou operadora que o corretor tenha conhecimento do produto e procedimento.
Não se fixar apenas no preço e sim na qualidade do serviço.
Deixar bem claro ao segurado a obrigatoriedade da informação das preexistências e as carências do produto que está contratando junto à seguradora e /ou operadora. Ou seja, não mentir nem omitir na declaração de saúde.
Ter certeza que o segurado leu as condições e fazê-lo assinar a proposta na frente do corretor.
Após protocolar a proposta na seguradora e/ou operadora, confirmar após 48 horas ou 72 horas se a mesma está sem problemas (se todos os campos estão preenchidos corretamente), e, após 15 dias, se foi aceita. A conferência prévia pelo corretor evita desgastes de voltar para completar a proposta
Acompanhar com o šegurado se o mesmo retebeu o kit contendo as carteirinhas e boleto bancário para pagamento.
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