Breaking News

De Reunião em Reunião... De Café em Café! Gilclér Regina

Passamos boa parte do nosso tempo de reunião em reunião, de café em café. Marcamos reunião para tudo e tudo é pretexto para combinarmos um almoço e usamos pouquíssimo tempo útil em ter ideias.

Os gerentes falam em média 50% do tempo sentados em reuniões. Um executivo de negócios disse: "O único momento em que trabalho de verdade é depois das cinco, quando os outros já foram embora".

Nos tempos atuais, as decisões devem ser tomadas em tempo recorde. Querer que todos concordem com uma ideia é pura perda de tempo.

Segundo a PepsiCo, um comitê pode ser definido como "um beco escuro por onde circulam as ideias para depois serem estranguladas".

Em geral o tempo perdido nas reuniões é muito grande. Primeiro é preciso esperar que cheguem todos; depois que terminem as conversas em grupo; depois que alguém faça a exposição do assunto, e se estenda, e fale, e fale... E a reunião que deveria ter sido em 45 minutos estendeu-se por quase duas horas com pouca gente prestando atenção no que estava sendo dito.

Se sabemos quando começar uma atividade, temos que saber quando encerrá-la. É preciso ser pontual ao começar e ao terminar uma tarefa. Não posso concluir uma palestra em duas horas se me foi solicitado um tempo de uma hora, independente de o público estar empolgado.

E não devemos confundir aqui sermos apressados, mas sim sermos organizados. Até porque, por mais paradoxal que possa parecer, uma mente apressada engessa a criatividade e anula a ação.

Tempo é ação. Você é quem decide o que fazer com ele. O nosso tempo é dividido em três etapas: passado, presente e futuro. O passado é um cheque que já foi descontado, o futuro não existe, mas será o presente que irá querer viver os seus dias e o presente a própria palavra já diz, uma dádiva de Deus.

Voltando ao tema, é normal ligar para uma empresa e ouvir que tal pessoa está numa reunião. Há quem diga ainda que fulano não trabalha, só faz reuniões. Mas não é bem assim, reuniões e cafés são importantes. Mas quanto mais reduzir o tempo em reuniões mais chances terá de duplicar a produtividade no campo, na ação, no trabalho em si.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

Gilclér Regina

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario