Breaking News

Poupança programada é opção

Fonte: Jornal de Brasília - DF

Vínicius Ratton, professor de Finanças Pessoais do Ibmec, afirma que o plano de previdência privada pode ser tão atrativo para o funcionário público quanto para o profissional da iniciativa privada. "Mui - tos servidores desconhecem que ao contratar um plano de previdência complementar poderá ter a opção de deduzir o valor na declaração do Imposto de Renda (IR), seja ela simplificada ou completa, dependendo do tipo de plano escolhido, que pode variar de acordo com a renda do trabalhador", ressalta.

O estudo do HSBC aponta que, enquanto a média mundial de preocupação em se programar para aposentadoria é de 88%, no Brasil apenas 60% das pessoas demonstram algum tipo de apreensão sobre a situação financeira daqui a 20 ou 30 anos.

Mesmo sabendo que planejar agora pode significar uma aposentadoria tranquila e feliz, segundo opinaram 36% dos brasileiros que responderam ao questionário da pesquisa.

Outro dado revelado é de que as mulheres (50%) estão mais preocupadas com o futuro das finanças do que os homens (46%). "Os resultados desta pesquisa revelam o otimismo dos brasileiros em relação a aposentadoria, mas por outro lado a falta de planejamento é uma questão que merece mais atenção", afirma Fernando Moreira.

Mas há quem acredite que aposentadoria é algo ainda distante para a realidade vivida atualmente. Caso do engenheiro eletricista Rafael Guimarães, 28 anos, que confessa não estar preocupado com essa questão.

"Sei que é importante, mas ainda não está nos meus planos investir em um plano de previdência privada. Até porque me formei recentemente e só agora estou inserido no mercado de trabalho", justifica.

Piscitelli reforça a importância de planejar o futuro, nem que seja por meio de uma poupança programada.

"Os trabalhadores precisam desenvolver o hábito de poupar. Programar a vida financeira, destinando 10% ou 5% do salário para uma poupança. Algumas, inclusive, possuem a opção de resgatar o valor em uma data programada como o próprio aniversário da pessoa", ilustra.

Moreira revela outras dicas para quem pretende contratar um plano de previdência privada. "São cinco passos básicos: o primeiro é estabelecer um objetivo pessoal para estimular a seguir com o plano e o segundo é estudar a condição financeira, ou seja, de quanto é o salário e de quanto são as dívidas. O terceiro é montar o plano financeiro, a pessoa precisa decidir em que investir. O quarto passo é executar com disciplina o que foi planejado e o último e mais importante passo é revisar o plano com periodicidade".

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario