Breaking News

A vez do Conseguro

Fonte: O Estado de São Paulo

Antônio Penteado Mendonça

Em sua quinta edição, Congresso Brasileiro de Corretores vai discutir o microsseguro, os seguros de garantia para obras e as novas formas de fiscalização

A atividade seguradora brasileira tem três grandes eventos: o Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros, o Congresso Estadual dos Corretores de Seguros de São Paulo e a Conseguro.

Os três são de suma importância, abrindo, cada um a seu modo, o espaço necessário para o debate dos grandes temas que afetam a atividade.

Levando em conta o viés do organizador, eles promovem a discussão dos vários assuntos que afetam direta ou indiretamente toda a atividade, permitindo avanços que se transformam em projetos e ideias, que, depois de adotadas, melhoram a vida dos segurados.

Agora é a vez da Conseguro - Conferência Brasileira de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização, que acontece nos dias 7 e 8 próximos. Ela é o principal evento promovido pelas empresas subordinadas à CNSeg - Confederação Brasileira das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização, com o apoio das quatro federações representantes de cada setor: a Fenseg, pelas seguradoras; a Fenaprevi, pelas operadoras de previdência privada aberta; a Fenacap, pelas empresas de capitalização; e a Fenasaúde, pelas operadoras de planos de saúde privados.

Em sua quinta edição, a Conseguro deste ano, sob o título "O Consumidor do Futuro", deve discutir temas delicados e complexos. Entre eles, merecem destaque o microsseguro, que ainda não está operacionalizado; os seguros de garantia, essenciais para a realização dos mais de 300 bilhões de reais em obras previstas para os próximos 5 anos; e novas formas de fiscalização, privilegiando o consumidor.

Além de outros, óbvios, como as catástrofes climáticas que varrem o país nos meses de verão e a comercialização dos produtos de forma eficiente para atender satisfatoriamente uma grande camada da população que até recentemente não tinha acesso aos produtos da atividade seguradora.

Cada um dos temas, sozinho, seria suficiente para a realização de um grande evento. Em conjunto, eles devem esquentar a cena na Capital Federal, ainda mais porque serão expostos e debatidos por alguns dos principais nomes do cenário nacional e internacional, direta ou indiretamente ligados ou interessados em seguros.

Além deles, devem participar representantes do governo, o que é muito bom, ainda mais num momento como o atual, no qual boa parte dos players ainda sente os efeitos das Resoluções baixadas no final de 2010 e começo de 2011, que tiveram forte impacto na atividade resseguradora, com consequências diretas nas relações de seguros de todos os gêneros.

Sem dúvida há muito a ser discutido. Em época de investimentos inéditos pela complexidade e tamanho, como a que o Brasil vive atualmente, não são apenas as grandes obras que merecem destaque.

Estas são importantes para a realização da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos, para a prospecção do Pré-sal, para a construção de novas usinas hidrelétricas, para a modernização da infraestrutura em geral.

Mas os seguros populares e o microsseguro são indispensáveis para proteger a nova classe média, que vai se consolidando, bem como permitir que mais brasileiros saiam da miséria absoluta, alavancados pelo crescimento nacional e protegidos pela existência de seguros capazes de permitir que suas economias não sejam devoradas por evento como um incêndio ou a morte do arrimo da família.

Ao aprofundar a discussão destes temas, a quinta Conseguro está prestando um serviço para o setor. Dela com certeza surgirá um desenho mais apurado de um momento complexo para a atividade seguradora ao redor do mundo.

Os desafios a serem superados são imensos e precisam de soluções para o Brasil também. As mudanças climáticas por si só representam barreiras monumentais, mas, além delas, precisam ser equacionados outros temas essenciais para o desenvolvimento harmonioso do Brasil e que passam pela atividade seguradora. Neste contexto a quinta Conseguro tem tudo para ser um sucesso.

SÓCIO DA PENTEADO MENDONÇA ADVOCACIA, PRESIDENTE DA ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS E COMENTARISTA DA RÁDIO ESTADÃO ESPN

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario