Breaking News

BB e Mapfre em busca de parceiro

Fonte: Valor Econômico

Após um ano do anúncio do acordo de acionistas, Banco do Brasil e a Mapfre começaram a operar efetivamente de forma conjunta este mês. A associação (que tem duração miníma de 20 anos) criou o segundo maior grupo segurador do país, com faturamento de R$ 8,6 bilhões em 2010, atrás apenas do Bradesco. Anualizando as receitas até maio (R$ 3,8 bilhões), o faturamento deve ultrapassar os R$ 9,2 bilhões em 2011. Em algumas linhas o grupo já tem a liderança do mercado, caso dos segmentos de vida e seguro rural. Em outras, planeja alcançar o pódio em breve - caso de veículos e grandes riscos - e não descarta outras parcerias para isso.

Um dos negócios que tem maior potencial de crescimento dentro da companhia, inclusive, é o de grandes riscos (o que inclui os seguros de engenharia, patrimonial, garantia e responsabilidade civil), diz Marcos Eduardo Ferreira, presidente da holding do grupo que tem foco nos seguros de danos, como apólice de veículos e riscos industriais. Antes da associação, só a Mapfre atuava com grandes riscos.

Neste caso, o grupo já vislumbra uma terceira parceria. Em grandes riscos devemos fazer uma associação (joint-venture) com algum player que já atua com esses ramos lá de fora, afirma Roberto Barroso, presidente da holding do grupo responsável pelos ramos de vida, habitacional e agrícola. Sem isso, será difícil alcançar o crescimento esperado pelos acionistas nesse segmento, completa.

Segundo ele, ainda não há conversas com possíveis parceiros, mas a proposta deve ser submetida ao Comitê Executivo do grupo em breve, a tempo da companhia se posicionar para aproveitar as oportunidades que as grandes obras de infraestrutura, Copa do Mundo e Olimpíadas trazem para o mercado segurador. Barroso afirma que o grupo não tem interesse em aquisições.

Já em seguro de automóvel, o grupo é o segundo maior do mercado, com cerca de 2,4 milhões de veículos segurados. O objetivo, num primeiro momento, é diminuir a diferença que a companhia tem com o primeiro colocado, a Porto Seguro (parceira do Itaú Unibanco nessa carteira), que possui 1,5 milhão de veículos a mais na frota segurada.

Para anunciar a empresa que nasceu, no dia 10 o grupo lança sua primeira campanha de marketing. Com o slogan nasce uma nova geração de seguros, a campanha nacional é protagonizada por lindos bebês.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario