Breaking News

Número de mulheres no setor continua o mesmo há 5 anos

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

O número de mulheres trabalhando como corretoras de seguros manteve-se estacionado nos últimos anos, contrariando especialistas que previam o avanço delas nesse mercado nos últimos anos.

Segundo dados da federação nacional da categoria (Fenacor), estão em plena atividade, hoje, 15.187 profissionais do sexo feminino no exercício da distribuição de seguros, o que representa algo em torno de 34% do total de corretores existentes no País (44.467).

Este é praticamente o mesmo percentual verificado há cinco anos.

Outro dado apontado pelo banco de dados da federação é que, do total de mulheres em atividade no Brasil, há um equilíbrio entre aquelas que operam em todos os ramos de seguros (50,8%) e nos segmentos de vida e previdência complementar aberta (49,2%). Já entre os homens, a diferença é bem maior: apenas 23,8% atuam somente nos ramos de vida e previdência privada, enquanto 76,2% estão aptos a operar em todos os ramos de seguros.

Além disso, são raros os estados onde é maior o número de mulheres entre os corretores.

Do total de 27 unidades da federação, em apenas quatro (Amazonas, Amapá, Maranhão e Tocantins) há mais profissionais do sexo feminino do que masculino.

RECADASTRAMENTO. Os dados da Fenacor apontam ainda um elevado número de corretores que ainda não foram recadastrados como determina a legislação.

De acordo com a entidade, hoje, estão nessa situação 44.194 corretores de seguros (30.761 pessoas físicas e 13.433 empresas de corretagem de seguros). Do total, 20,7% são do Rio de Janeiro.

Em São Paulo, o número de corretores em situação irregular chega a 30%.

Pela legislação em vigor, os corretores devem providenciar o recadastramento a cada três anos. O profissional ou empresa que não o fizer dentro do prazo estabelecido, fica impedida de receber comissão de seguradoras, entidades abertas de previdência complementar aberta e sociedades de capitalização. A nova etapa do recadastramento começa em agosto para os corretores de seguros (pessoas físicas).

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario