Breaking News

Pátio de veículos

Fonte: Diário de Suzano - SP

Depois de serem registrados uma série de furtos no atual pátio de carros da Prefeitura de Suzano, um novo foi inaugurado ontem no bairro do Casa Branca. O importante é o que chama mais atenção é o sistema de monitoramento implantado, aliada à modernidade do novo sistema de funcionamento.

Na reportagem da jornalista Natachy Araújo, o DS mostra que o equipamento tem capacidade para abrigar 469 automóveis. O monitoramento do local será controlado 24 horas pela Paris Administração e Serviços empresa contratada pela Prefeitura por meio de licitação. Para isso, oito câmeras foram instaladas no local, que contará ainda com vigilantes, responsáveis por fazer o patrulhamento na área.

Com a nova estrutura, a expectativa é que os problemas decorrentes no antigo pátio - que fica dentro do Parque Municipal Max Feffer -, não voltem a acontecer.

Só para se ter uma idéia, o novo pátio está instalado em uma área de 12 mil metros quadrados, e corresponde ao dobro do antigo. A fiscalização dos veículos será feita por 16 funcionários, divididos em turnos, 24 horas em todos os dias da semana. A empresa responsável pelo serviço também vai disponibilizar três guinchos para a Secretaria de Transportes, Sistema Viário, Trânsito e Mobilidade Urbana (Setrans).

Pelo Brasil, algumas iniciativas deram certo para garantir a segurança dos pátios de veículos. No Rio de Janeiro, por exemplo, o projeto Pátio Legal foi inaugurado em julho de 2005 como resultado de convênio entre o Sindicato das Seguradoras do Rio, a Fenaseg, a Secretaria de Segurança e o Detran.

O objetivo do Pátio Legal é abrigar os veículos roubados ou furtados, recuperados pela Polícia na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, oferecendo aos cidadãos serviços com mais conforto, tecnologia e velocidade, independente do veículo ser ou não segurado. Anteriormente estes veículos, em sua maioria, ficavam estacionados nas calçadas próximas as Delegacias, que ficavam lotadas, o que dificultava a localização dos veículos pelos seus proprietários.

Uma vez comunicada pela Polícia ao Pátio Legal a recuperação do veículo, por roubo, furto ou qualquer outro ilícito, um reboque é enviado ao local onde é fotografado, lacrado nas aberturas, como portas, porta-malas, capô e entrada de combustível, para garantir a inviolabilidade, e seu estado descrito em laudo próprio. Após assinar o laudo, junto com o reboquista, o policial fica dispensado e o veículo conduzido para o Pátio, onde é periciado, fotografado, lacrado e feito o registro da ocorrência pela extensão local da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA). Uma vez concluído o recolhimento do veículo, o Pátio expede comunicação protocolada para o proprietário, informando o procedimento para a retirada do veículo.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario