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Terceirização das atividades nas seguradoras

Fonte: Revista Cobertura

Cada vez mais, vários mercados têm investido na terceirização de atividades. Enquanto o Outsourcing se concentra mais nas relacionadas à produção de informação e suporte, o Business Process Outsourcing (BPO) permite transferir para terceiros várias áreas de caráter administrativo e técnico e, até mesmo, processos mais próximos ao core business das empresas.

No mercado de seguros, Jorge Abel Peres Brazil, presidente e CEO da Veganet, estima que o potencial para BPO seja de 20% do total das despesas administrativas das seguradoras, um volume de R$ 1,5 bilhão, considerando que, em 2010, as despesas totalizaram cerca de R$ 7,9 bilhões. “E este movimento já está acontecendo nas seguradoras. O BPO é a terceirização de atividades mais sofisticadas e uma questão estratégica e até de sobrevivência para as companhias.”

A abrangência é bastante ampla, podendo o BPO ser adotado em todos os ramos de atuação das seguradoras, com foco na redução de custos. Entre os processos que podem ser terceirizados estão desde cálculos e cotações; análise, aceitação e emissão de apólices; atendimento aos clientes e corretores; acionamento/recebimento e análise de sinistros; indicação de fraudes; retenção de clientes e renovação de apólices.

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