Breaking News

Gol lidera ranking de roubos de carros em Salvador e Região Metropolitana

Fonte: Correio

Carro da Volkswagen é o preferido dos bandidos de Salvador e Região Metropolitana. A Pituba é o bairro da capital mais perigoso para os motoristas

Entre um drible e outro nos puliça, o que não falta no baba da bandidagem é Gol. O carro da Volkswagen é o preferido dos ladrões de Salvador e Região Metropolitana (RMS), de acordo com os boletins diários disponibilizados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) em seu site desde o dia 17 de janeiro.


Do total de roubos e furtos de carros registrados nos boletins (1.153 até as 18h de ontem), quase 17% (193) são Gols. Em segundo aparece o Corsa (123), seguido de perto do Uno (121). Completam o pódio o Palio e o Celta - veja lista na página ao lado.

Entre os que levaram uma tabaca dos ladrões está o flamenguista Raniere Oliveira, 45 anos. Ele perdeu seu Gol numa madrugada escura de junho, em uma rua do Parque Júlio César, na Pituba - bairro da capital onde mais se rouba carros, também segundo o boletim da SSP.

Como na Alameda Beneveto, onde mora, não havia vagas, ele teve que deixar o veículo em um local mais afastado. “Quando desci para trabalhar, no outro dia, o carro não estava onde deixei”, lembra. Por azar, Raniere tinha cancelado o seguro do carro havia seis meses.



O veículo, comprado por R$ 8 mil, havia acabado de passar por uma reforma completa na chaparia, que custou à vítima R$ 2.400. Raniere afirma que não comprará mais carros Gol.

Facilidade
Líder do ranking de roubos, o Gol foi o 2º carro mais vendido da Bahia em junho, atrás do Uno, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). A picape Strada, da Fiat, foi o terceiro modelo mais emplacado, o Celta ficou em quarto e o Siena em quinto.

Mas, como malandro que é malandro gosta de vida fácil, a paixão dos assaltantes pelo carro tem um motivo muito simples - a fechadura cede com mais facilidade que a dos demais veículos. O titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), Augusto Eustáquio, foi procurado, mas não quis falar sobre o assunto. O CORREIO solicitou entrevista com o delegado-chefe, Hélio Jorge, mas não teve o pedido atendido.

Contudo, segundo informações da DRFRV, qualquer pessoa com conhecimentos elementares abre rapidamente a porta de um Gol, sem precisar arrombá-lo. A Volkswagem foi procurada, mas não comentou a informação.

Bairros
A Pituba, onde Raniere mora, é o bairro da capital onde mais carros são roubados, também de acordo com os boletins diários da SSP. Os outros três bairros mais perigosos são Itapuã, Imbuí e Brotas - veja tabela acima.

Segundo a polícia, o cenário na Pituba se deve ao fato de ser um bairro nobre e haver grande concentração de carros e por ser próximo ao Nordeste de Amaralina. Os demais bairros seguem a mesma lógica da quantidade de veículos. Na RMS, as cidades mais perigosas são Lauro de Freitas, Camaçari e Simões Filho.

Diferenças
No site da SSP são informados modelo, placa e local onde o roubo ocorreu, dados que foram usados como amostragem, mas na realidade o número total de roubos é bem mais alto. No mesmo site, balanços de ocorrências mensais da Coordenação de Documentação e Estatística Policial (Cedep) mostram que de janeiro a junho foram registrados 3.598 roubos e furtos de veículos em Salvador e RMS - média de 599 ao mês.

Segundo a SSP, a diferença ocorre porque os boletins diários são realizados com base nas ligações recebidas pelo 190, enquanto os balanços mensais são feitos somando as ocorrências de cada delegacia - como muitas vezes quem tem o carro roubado vai diretamente à delegacia, o registro não sai no boletim diário.

Um terceiro número, da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNSeg), aponta que entre janeiro e junho foram roubados 5.008 veículos só em Salvador - isolada da RMS.

Finalidade
Segundo a DRFRV, a destinação dos veículos roubados varia muito. Carros como Gol, Corsa e Uno, que lideram o ranking, além de usados em ações criminosas rápidas, servem para desmanche.

Em Salvador, a polícia calcula que existem 30 oficinas de desmanche de carros. A DRFRV informou que para combater a prática é necessário trabalho em conjunto com a Secretaria da Fazenda.


Bahia é o 5º pior estado em recuperação de carros
A Bahia é o quinto pior estado em recuperação de carros roubados e furtados em 2011, segundo a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNSeg). A organização registra dados diferentes dos divulgados pela polícia baiana. Enquanto a SSP contabiliza este ano 2.886 roubos e furtos em Salvador (isolada da Região Metropolitana) a CNSeg aponta que houve 5.008 veículos roubados no mesmo período. Desses, apenas 37% (1.882) foram devolvidos aos donos.

O dado de recuperação, aliás, é mais próximo ao da SSP, que registra 1.820 veículos recuperados. De acordo com as estatísticas da CNSeg, a Bahia está à frente apenas de Roraima, que recuperou 28%, Sergipe (30%), Maranhão (31%) e Pará (37%). A Bahia tem maior frota entre os cinco – com 2.308.978 carros. A menor é a do lanterna Roraima, com 125.451 veículos.

Os que mais recuperaram carros foram Amazonas, com 70% de carros devolvidos aos donos, Distrito Federal (67%) e Santa Catarina (64%). Entre os primeiros em recuperação, a maior frota é a de Santa Catarina, com 3.414.195 veículos. Depois estão Distrito Federal (1.245.521) e Amazonas (530.814).



Uso de cada veículo
CARROS PEQUENOS Usados em assaltos como apoio aos ladrões que executam o crime nas motocicletas. Na guerra entre quadrilhas rivais, servem para transportar os bondes que vão matar inimigos.

PICAPES E VANS Servem para assaltos com grande quantidade de carga, como roubos a residências e comércios. Também usados em assaltos a bancos.

MOTOS Mais ágeis, servem para fuga em assaltos rápidos, como saidinhas bancárias e a casas lotéricas, por exemplo. Também usadas por bandidos para se locomover em ruas estreitas.


Roubos de carros aumentam
De acordo com dados divulgados pela Coordenação de Documentação e Estatística Policial (Cedep), houve de janeiro até junho deste ano 3.598 roubos e furtos de veículos, em Salvador e Região Metropolitana - uma média de 599 ao mês.

Segundo os dados do Cedep, os furtos e roubos cresceram levemente se comparados com o mesmo período do ano passado, quando os ladrões levaram 3.455 carros na cidade - um aumento de 4,14%. Por outro lado, a quantidade de veículos recuperados também cresceu um pouco – 5,45% -, entre janeiro e junho.

Enquanto em 2011 foram devolvidos aos donos 1.820 carros, ano passado o número foi de 1.726, no mesmo período. De acordo com esses números, a polícia recupera cerca da metade dos carros roubados na cidade: 49,96% em 2010 e 50,58% este ano.

Motos: 2,8% recuperadas
Do total de veículos roubados em Salvador e Região Metropolitana, 22% são motocicletas, de acordo com o boletim diário da Secretaria da Segurança Pública (SSP). São 253 registros de roubos e furtos de motos desde 17 de janeiro - quase todas de 125 ou 150 cilindradas - sendo que apenas sete (2,8%) foram recuperadas, um índice bem mais baixo que o de carros.

Os bairros mais perigosos para os motociclistas são diferentes daqueles arriscados para os motoristas de carro. Em Salvador, Pernambués e Pirajá, com sete casos cada um, lideram o ranking de roubos de moto. Em segundo lugar está o Retiro, com seis, seguido do Cabula e Periperi, com cinco. Na Pituba, campeã soteropolitana dos roubos de carros, houve apenas um registro de roubo de moto.

Na Região Metropolitana, o campeão de furtos e roubos é Camaçari - 24 ocorrências - seguido de Simões Filho (18) e Lauro de Freiras (11).
Fontes da polícia explicaram que a quantidade de motocicletas em bairros e cidades pobres é maior, por isso a diferença. A maior quantidade de motocicletas de baixa cilindrada na rua nessas localidades explica os roubos mais recorrentes. Além disso, por serem pequenos, esses veículos são mais fáceis de esconder e difíceis de identificar.

A polícia informou ainda que muitas motocicletas recebem placas frias e são usadas pelos criminosos para fazer saidinhas bancárias e assaltos rápidos a lotéricas da cidade, por exemplo, além de serem úteis para se locomover pelas ruas mais estreitas das favelas e fazerem aviãozinho de drogas. Outro motivo apontado é o crescimento do mercado de peças, principalmente com o aumento do número de mototaxistas nas ruas.

O presidente da Associação de Motociclistas do Estado da Bahia, Ruiter Franco, concorda. “A frota cresceu, o mercado paralelo de peças também. Isso aumentou a violência aos motociclistas”, afirmou. Além do mercado de peças, muitas motos roubadas na capital são ilegalmente emplacadas e vendidas a baixo preço na zona rural. “As motos baratas ficam mais baratas ainda. Quem viaja pelo interior vê que muitos agricultores deixaram os cavalos de lado”, observa Franco.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario