Breaking News

Icatu Seguros apresenta vantagens para mercado promissor

Fonte: Jornal do Comércio - RS

A Icatu Seguros, maior seguradora independente do País, ou seja, não ligada a bancos de varejo, especializada em seguros de vida, previdência, capitalização, administração previdenciária e gestão de recursos, registra números positivos no mercado nacional, devido ao aquecimento da economia e o maior poder aquisitivo da população. Por outro lado, encontra grande desafio pela frente: o aspecto cultural. A empresa, na região Sul do Brasil, tem como meta crescer acima de 20% em faturamento com relação a 2010, através de uma ação com palestra e cursos, além do trabalho dos corretores de seguro junto aos municípios do Interior.

De acordo com o vice-presidente Sul da Icatu Seguros, César Luiz Saut, a penetração do seguro no PIB de alguns países é muito maior do que no Brasil. No Reino Unido, segundo ele, a penetração do seguro de vida é de 16%, enquanto que no Brasil este percentual é de apenas 2%. O dirigente explica que quanto maior a renda per capita, maior a penetração de seguros no PIB. No Brasil, a renda está situada muito abaixo, refletindo, de acordo com sua análise, diretamente sobre as negociações que são realizadas neste segmento de mercado.
Saut diz que o brasileiro ainda não tem uma cultura de estabilidade econômica, lembrando que em determinadas pesquisas de mercado, observa-se que as pessoas priorizaram, por exemplo, a proteção dos bens, deixando de lado a saúde, fazendo ponderações do tipo “benefício presente ou valor futuro”. Ele diz que, na maioria dos casos, as pessoas optam por comprar um carro, ou proteger um carro, do que proteger a própria vida. “Aquisição do seguro de vida é analisada como uma hipótese remota”, explica.

O dirigente lembra que a empresa realizou consultas de mercado para saber como se comportam as pessoas com relação ao tema. Num destes questionários, a primeira pergunta estava relacionada à intenção de compra de um seguro de vida; 80%, disseram que não; só 20% disseram que tem intenção natural de compra; depois, foi perguntado se elas já possuem ou já possuíram seguro de vida; 25% responderam que possuem ou já possuíram; o problema, na análise do dirigente, é que deste universo de 25%, só 12% compraram, as demais possuem seguro de vida porque o mesmo lhes é oferecido pela empresa na qual trabalham, ou o benefício encontra-se atrelado a algum cartão de crédito. “A cultura do eu quero um seguro de vida é muito pequena”, argumenta.

Um dos caminhos encontrados foi justamente o de mostrar os benefícios que estão relacionados à aquisição do seguro de vida. “Este mercado ainda não é comprador”, salienta. A empresa incentiva seus mais de 3,2 milhões de clientes a planejarem o futuro. Saut lembra que a Icatu Seguros foi fundada em 1991 e tem sua origem no Grupo Icatu, sólida empresa no mercado financeiro e segurador do Brasil.

“Somos especializados na comercialização de produtos através de parcerias e do mercado empresarial. São 49 parceiros comerciais e atualmente conta com cerca de nove mil empresas clientes em todo território nacional. Hoje, são 69 fundos sob gestão própria e tem sob sua chancela a administração de ativos e de recursos de terceiros que ultrapassa os R$ 7 bilhões.

Informações adicionais: no Rio Grande do Sul, a empresa conta com escritório localizado na rua Siqueira Campos, 1.163, no 4ª andar, em Porto Alegre. Tel.: (51) 3211.4933. Site: www.icatuseguros.com.br

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario