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Livraria Saraiva diversifica mix

Fonte: Valor Econômico

Estratégia: Loja on-line da varejista passa a oferecer de curso a distância a artigos esportivos

Beth Koike

Fundada há quase 100 anos como um sebo, no centro da cidade de São Paulo, a Saraiva está diversificando seu negócio. O grupo livreiro está vendendo na internet pacotes de viagens, cursos livres on-line e, em breve, começará a oferecer também artigos esportivos e seguros.

Estamos vivendo uma quarta fase na empresa. A primeira delas foi em 1996, quando lançamos a primeira megastore. Dois anos depois, criamos o site e, em 2008, compramos a Siciliano. Agora, estamos ampliando nossos serviços para entretenimento, disse Marcilio DAmico Pousada, presidente da Livraria Saraiva.

A venda de todos esses produtos acontece pelo site da livraria, que funciona como porta de entra para os portais batizados como Saraiva Viagens, Saraiva Cursos e Saraiva Esportes. Para entrar nesses segmentos, a companhia firmou parcerias com empresas que atuam nas respectivas áreas.

No segmento de turismo, a Saraiva fechou acordo com a ViajaNet, agência on-line de viagens que, em junho, recebeu aporte de US$ 19 milhões de dois fundos americanos de private equity. Na área de ensino, a parceira é a empresa mineira Cresça Brasil, que tem cursos livres à distância dos mais variados assuntos. Nesta primeira fase, estão sendo oferecidos 100 cursos no portal, lançado nessa semana.

Dentro de aproximadamente um mês, a Saraiva começa a vender artigos esportivos por meio de um acordo firmado com a Netshoes, líder em e-commerce esportivo. Todo os produtos vendidos na Saraiva Esportes serão provenientes do estoque da Netshoes.

A Saraiva Esportes é mais um canal de venda para nós. Temos uma parceria semelhante com a Americanas.com que também vende artigos esportivos, explicou Roni Cunha Bueno, diretor de marketing da Netshoes. Uma das nossas frentes de negócio são as parcerias com outras lojas virtuais, complementou Bueno.

O objetivo dessas parcerias é conquistar clientes que consomem na Saraiva, mas não compram na Netshoes, por exemplo. Temos 6 milhões de clientes e realizamos 25 milhões de transações online. Parte desse contingente pode consumir também os nossos novos produtos, explicou o presidente da Livraria Saraiva.

Outra novidade que o grupo livreiro pretende lançar é um seguro educação que poderá ser adquirido, por exemplo, pelos clientes que compram livros didáticos. O seguro é voltado para cobertura de pagamento de mensalidades de escolas ou faculdades em caso de desemprego do cliente. Hoje, a Saraiva trabalha com a seguradora Bradesco para garantia estendida de produtos.

A previsão é que a comercialização desses novos serviços seja responsável por um terço do ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da Livraria Saraiva daqui cinco anos. No primeiro semestre do ano, o ebtida foi de R$ 35,7 milhões.

O comércio eletrônico vem ganhando gradativamente maior peso para a empresa. No primeiro semestre, as vendas online cresceram 39,4% enquanto nas lojas físicas, esse percentual foi de 33,2%. Além disso, o comércio eletrônico já representa cerca de 35% da receita líquida da Livraria Saraiva, que foi de R$ 677 milhões no semestre.

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