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Lucro líquido da Tempo Assist cresce 32% no semestre

Fonte: Revista Apólice

Lucro líquido da Tempo Assist cresce 32% no semestre A Tempo Assist encerrou o semestre com lucro líquido de R$ 10,6 milhões, um crescimento de 32,8% em comparação com o mesmo período de 2010.

Em relação a receita líquida, o crescimento foi de 7,5% no segundo trimestre deste ano, em comparação aos três primeiros meses, chegando a R$ 258,3 milhões. Este resultado foi impulsionado pelos segmentos Seguradora Saúde, que teve um crescimento de 11,1% em seu número de beneficiários, e Assistências, que ampliou em 4,7% o número de itens segurados em sua carteira.

A companhia apresentou uma redução de R$ 5,1 milhões no total de despesas gerais e administrativas no segundo trimestre de 2011 em comparação ao mesmo período de 2010, o que representa um decréscimo de 8,9%.

A empresa realizou o pagamento da última parcela da aquisição da Unibanco Saúde Seguradora em junho de 2011 no valor de R$ 49,5 milhões com recursos de caixa, que atingiu R$ 176,6 milhões ao final do exercício.

Reforços na Estrutura Organizacional

A companhia anunciou duas contratações no segundo semestre, que acontecem depois da chegada do novo CEO, Marcos Couto.

Vítor Ernesto Alt, profissional com experiência no mercado segurador, é o novo diretor da Tempo Saúde Seguradora. Ele ocupou, nos últimos anos, cargos de liderança na Golden Cross, Bradesco Saúde e Unibanco Seguros e comandará a Seguradora de Saúde da Tempo Assist.

Julio Cesar Felipe é o novo líder da Tempo Dental, unidade de negócios da Tempo Assist que atua no segmento de planos odontológicos. O executivo tem mais de 20 anos de experiência nos segmentos de seguros e saúde em empresas como Prodent, Interodonto, Fleury e Canadá Life e é especialista em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas/CEAG.

Parceria com a Caixa Seguros Saúde

A Tempo Assist anuncia também a conclusão do processo conduzido pelos bancos BTG Pactual e UBS para prospecção de oportunidades de combinação de negócios, investimentos e desinvestimentos para seus diversos segmentos de negócios. "O nosso Conselho de Administração decidiu que a melhor alternativa para a criação de valor da companhia neste momento será o crescimento orgânico por meio de expansão geográfica e pela expansão da parceria estratégica com a Caixa Seguros", diz Couto.

Os termos da parceria estão em fase de negociação e parte da participação da companhia poderá ser integralizada em dinheiro ou mediante alienação ou emissão de ações de emissão da própria companhia, com base em relação de troca referenciada em cotação futura de mercado.

Como resultado da assessoria realizada pelos bancos, o Conselho de Administração concluiu que as ações da própria companhia representam interessante alternativa de investimento e por isso, anuncia seu 3º Programa de Recompra de Ações de emissão da companhia, para permanência em tesouraria e posterior alienação ou cancelamento, sem redução do capital social.

Desempenho das Unidades de Negócio

O segmento Serviços de Saúde apresentou, no segundo trimestre de 2011, crescimento no lucro bruto de 6,2% apesar da redução na receita líquida de 5,9% em relação ao mesmo trimestre de 2010. A margem operacional, por sua vez, evoluiu 1,3 pontos percentuais, passando de 5,6% para 6,9%.

Já no comparativo com o trimestre imediatamente anterior, a receita líquida evoluiu positivamente 17,5%, alcançando R$ 117,2 milhões. O lucro bruto e o resultado operacional acompanharam a receita líquida, crescendo 9,1% e 2,5%, respectivamente. No semestre, apesar da redução de 8,4% da receita líquida, o lucro bruto e o resultado operacional apresentaram crescimento de 2,2% e 0,9%, respectivamente.

Segundo a companhia, a variação da receita líquida se deu por conta da redução em R$ 6,6 milhões nos repasses médicos derivados do serviço de aluguel de rede que transitam pela receita desse segmento de negócios, porém sem impacto em resultado operacional.

O início do piloto da operação de vendas de planos de saúde e odontológicos da Caixa Seguros Saúde, previsto para outubro de 2011, aponta para um potencial de alavancagem do crescimento desse segmento de negócios, que no semestre já representa 43% de todo resultado operacional da Tempo Assist.

Seguradora Saúde

A Seguradora Saúde da Tempo Assist apresentou crescimento na receita líquida. O resultado é 1,9% superior ao do primeiro trimestre de 2011 - chegando a R$ 66,2 milhões - e 5% superior ao registrado no segundo trimestre de 2010. O número de beneficiários atingiu aproximadamente 83 mil, ou crescimento de 11,1% com relação ao primeiro semestre de 2010.

O trimestre foi marcado pelo lançamento de uma nova campanha de marketing para fortalecer o reconhecimento da marca Tempo Saúde e divulgar os diversos benefícios oferecidos aos usuários dos seguros da Tempo Assist.

Odonto

A unidade de planos odontológicos da Tempo Assist apresentou no segundo trimestre de 2011 resultado operacional recorrente 296% superior ao mesmo período do ano anterior, alavancado principalmente pela redução nos custos dos serviços prestados e despesas gerais e administrativas. A receita líquida apresentou redução de 15,3% em comparação com o trimestre anterior, devido à redução de beneficiários nos planos corporativos. Em contra partida, a carteira de clientes de afinidades cresceu 33,3% no segundo trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2010.

A Tempo Assist está intensificando sua participação no mercado de planos individuais vendidos por meio de canais de afinidades e fechou dois novos contratos para a venda de planos odontológicos, um com uma rede mineira de supermercados, que hoje conta com mais de 35 lojas espalhadas pelo Estado de Minas Gerais; e outro com uma editora nacional. Além disso, neste mês a Tempo Assist lança sua nova marca Tempo Dental, unificando todas as operações de planos odontológicos da Tempo Assist sob uma única identidade comercial.

Assistência

A receita líquida da unidade Assistência totalizou R$ 62 milhões no segundo trimestre de 2011, avanço de 4,7% em relação aos primeiros três meses do ano, e de 6,2% quando comparado com o segundo trimestre do ano anterior.

O número de itens segurados cresceu 1,9% no segundo trimestre de 2011, na comparação com o primeiro trimestre de 2011, totalizando 15,1 milhões. Atualmente, a carteira é composta por 67% de pessoas, 18% de residência e 15% de veículos.

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