Breaking News

Quatro em dez pessoas estão propensas a fraudar o seguro

Fonte: InfoMoney

SÃO PAULO - Desconhecimento em relação a punições, facilidade e impunidade são fatores que motivam os segurados a cometerem fraudes contra o seguro. De acordo com pesquisa da CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização), divulgada nesta terça-feira (9), quatro em cada dez segurados estão propensos às fraudes.

Em compensação, o percentual de segurados que não fraudariam o seguro de forma alguma subiu 18 pontos percentuais em seis anos, passando de 55% em 2004, para 73%, em 2010. Já o daqueles que consideram fácil fraudar o seguro caiu 12 p.p, passando de 37% para 25%, na mesma base comparativa.

Segundo a pesquisa, os segurados entendem que deve ter ocorrido um aumento das fraudes em seguros, nos últimos anos. No entanto, há a percepção de que atualmente as empresas do setor utilizam processos e instrumentos mais sofisticados para detectar e combater fraudes nos seguros.

Classes
Quando se trata das classes sociais, para os participantes da pesquisa as fraudes acontecem em todas elas. Contudo, ainda predomina a ideia de que há mais concentração de fraudes nas classes mais altas, devido ao maior conhecimento e poder de articulação e menor temor quando se trata das punições.

Ainda de acordo com o levantamento, as pessoas com menos poder aquisitivo têm a dignidade como maior patrimônio e temem mais as punições. Elas se arriscariam a fraudar o seguro somente em caso de extremo desespero.

Metodologia
A pesquisa qualitativa foi aplicada entre os dias 22 e 29 de novembro de 2010, no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Goiânia e Porto Alegre. Já o levantamento quantitativo foi feito de 7 a 23 de dezembro do ano passado, com 2.004 entrevistados.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario